sexta-feira, 18 de julho de 2008

II ENCONTRO PRESENCIAL: socialização das apresentações dos OAs avaliados

Oi,Pessoal!
Estão ficando "experts" em Objetos de Aprendizagem, não acham?
Depois que interagiram e analisaram o objeto específico da sua disciplina, apresentem seu grupo, o nome do objeto visitado por vocês e as conclusões a que chegaram sobre ele (resumo da apresentação feita no grupão).
Socorro e Regina.

26 comentários:

Anônimo disse...

O objeto apresentado, foi muito importante, pois todos os métodos apresentados nos mostrou que o essencial para uma nova técnica de ensino e aprendizagem, e a interdisciplinaridade, na qual todas as areas devem interagir, trazendo novas tecnologias , que abranjam o ensino de ciências e da natureza e suas tecnologias, para todas as discussões mesmo sendo areas afim ao ensino da metematica, não foram trabalhados aquele calculo bruto que muitas vezes trabalhamos em nossa sala de aula, mas sim apenas as formas de se tralalhar a geometria no doia -a dia de nossos alunos.

Anônimo disse...

Matemática - Geometria

O objeto de aprendizagem mostrou imagens de cidades com intuito de levar até o aluno a idéia de que a Geometria está presente no cotidiano, despertando-o para o estudo das formas geométricas.
A atividade proporciona a construção do conhecimento sobre os conceitos e significados das Figuras Geométricas Planas e Espaciais dentro de um contexto real.
Sentimos a necessidade de mais conceitos que faça relação entre as Figuras Geométricas Planas e Espaciais.

Erivânia Nóbrega, Francileide Martins, Fábio Nascimento, Franco Cleidson e Rejane Lopes.

Anônimo disse...

Area - Fisica - Obj. de Estudo = Quantidade de Movimento.
A massa e a velocidae nos movimentos dos personagens(ferramentas;
Os movimentos estão presentes em todos os momentos dos nossos dias.
Massas e velocidade estão diretamente ligadas a quantidade de movimento e aos efeitos causados.
Não levando em conta situações que envolvem durante a interações(choque ou contato), mostrando assim, grandezas como o tempo e força.
Com excessão daquilo que foi exposto em pontos positivos e negativos, o tempo de duração esta adequado para sugestões da animação( O encontro dos dois Corpos).

Anônimo disse...

A atividade: "Cada caso é um caso", sobre medicamentos(genérico, similares e marca) proporcionou grande interação entre os colegas de trabalho(grupo), fazendo-nos compreender as três classes terapêuticas e as suas principais características bem como o seu uso adequado na cura de diferentes enfermidades. Portanto, ressalta-se a grande contribuição desta ferramenta de trabalho na efetiva construção do conhecimento.

Anônimo disse...

Sobre o objeto virtual de aprendizagem: O que é sexo? destacamos a alta interatividade que o mesmo pode promover entre os alunos pois, ele favorece um debate e oportuniza a expressão dos conceitos prévios destes sobre o tema sexualidade e quebra tabus. Desta forma podemos diagnosticar e rediscutir estes pré- conceitos sistematizando o conhecimento dos nossos alunos de forma mais coerente e envolve-los no tema de maneira a promover tomadas de atitudes de forma mais consciente. Este tema pode ainda envolver outas atividades tais como: demonstrações de métodos contraceptivos, prevenção de DST/AIDS, análise e interpretação de dados estatísticos sobre crescimento de DST/AIDS, uso de camisinha, gravidez na adolescência.

Anônimo disse...

Os objetos apresentados são muito ricos em interatividade principalmente para os professores aplicarem em sala afim de cunhar possiveis projetos de apredizagem para ambos os participantes, no caso professores e estudantes.

Anônimo disse...

Os objetos apresentados são muito ricos em interatividade principalmente para os professores aplicarem em sala afim de cunhar possiveis projetos de apredizagem para ambos os participantes, no caso professores e estudantes.

21 de Julho de 2008 12:30

Anônimo disse...

Nosso objeto de estudo foi muito interessante, pois é de fácil acesso e linguagem cotidiana, além de navegação simples e direta.O audiovisual é bastante atrativo.De acordo com o observado esse objeto de estudo vai ser de grande valor para estimularmos nossos alunos e tornar as aulas mais atrativas.

Anônimo disse...

"geometria"

Esse objeto de aprendizagem é de grande importância, pois proporciona ao aluno vivenciar na prática os conceitos das Figuras Geometricas e também sua visualização, facilitando a percepção do formato das figuras planas e não planas.

Anônimo disse...

Área - Matemática e Química - Objeto de estudo: Em casa e na farmácia.
O debate sobre esse objeto de estudo me proporcionou uma experiência bastante enriquecedora. Espero ter condições de colocá-la em prática para tornar as minhas aulas mais atraentes, inovadoras e produtivas.

Anônimo disse...

Os objetos nos muitas facilidades de interagir com o aluno,o método das atividades é bem explicativa com interdisciplinaridade,o guia do professor está bem claro,estou vendo estes objetos como uma nova tecnologia que vai auxiliar o ensino e aprendizagem do aluno.

Anônimo disse...

O objeto nos mostrou a facilidade de trabalharmos geometria espacial, com o recurso de 3d que possibilita a visualização por completo e planificação das figuras geométricas, assim como seus vértices, suas arestas e suas faces. logo uma ferramenta indispensável para inovação da aula.

Anônimo disse...

Matemática -Geometria
Nesse objeto, vimos que o mesmo aprofunda os conceitos trabalhados em Geometria, reforça a noção de espaço no plano,o aluno tem uma melhor visualização dos elementos que compõem as figuras.

Anônimo disse...

É sempre muito gratificante participar de uma capacitação como esta.O objeto apresentado, neste segundo encontro é muito interessante e fácil de ser aplicado.Trabalhamos com uma disciplina muitas vezes rejeitada pelos alunos e com esses objetos de aprendizagem surgem novas expectativas de que com a utilização dos mesmos possa ser desenvolvido maior interesse dos alunos.

Anônimo disse...

OA-Geometria

O objeto em estudo foi composto de três atividades. No geral, este reforça os conceitos vistos anteriormente em sala de aula, como afinal, deve ser ser usado todos eles. Auxilia na construção da noção de espaço e plano, possibilitando uma melhor visualização dos elementos que compõem as figuras espaciais, já que elas são apresentadas em três dimensões. Assim sendo se aproxima um pouco dos alunos em virtude de eles já terem contato com jogos também em 3D. As atividades e são de fácil interação (navegação), muito embora alguns enunciados não deixem claro realmente o que fazer. A de numero 3, entretanto, exige um pouco de exploração por parte deles para descobrir como funciona, o que torna talvez mais interessante. Vale salientar que esses pontos negativos apontados, não impede o uso do objeto. Com relação ao guia do professor, se apresentou de forma bem mais clara e direta, do que o anterior, o que facilita o planejamento, pois vem com algumas dicas de possível realização. Voltando pra casa, e pra escola espero poder aplicar esse tipo de atividade, na esperança de que meus alunos se sintam mais estimulados e curiosos, perdendo aquele medo já intuitivo em relação a matemática e geometria, vendo que se pode aprendê-las de forma gostosa, interessante e acima de tudo brincando.
Té mais pessoal.

Anônimo disse...

sobre o o objeto de aprendizagem virtual "o que é sexo" podemos dar destaque a interatividade que permite explorar nos alunos conhecimentos prévios acerca da sexualidade e seus múltiplos aspectos.

Anônimo disse...

Matemática - Geometria
O objeto estudado mostra como a matemática está presente no dia-a-dia das pessoas e que podemos aprender muito com isso.
A partir da observação da imagem de uma cidade podemos explorar a geometria plana e espacial. Fazendo com que o aluno retire as figuras geométricas e classifique cada uma dessas figuras afim de reconhecer se são figuras regulares ou não.
Apesar de ser um assunto que geralmente não é trabalhado é uma parte muito importante da matemática que deveria ser mais trabalhada com os aluno, para que o aluno tenha noção da aplicabilidade da geometria no dia-a-dia.
Com o auxílio do computador podemos dar mais ênfase a geometria espacial pois podemos mostrar a figura em três dimensões para que o aluno tenha uma idéia visual da figura facilitando seu entendimento.
Esperamos que esse curso nos dê auxílio para trabalhar a geometria espacial com a ajuda dessa ferramenta muito importante que é o computador.

Anônimo disse...

O objeto apresentado, foi de grande importância para a aula de hoje, visto que, entre os muitos objetivos que podemos destacar sobre o tema química em casa e na farmácia, podemos destacar: 1- alertar sobre a problemática da auto-medicação; 2- pesquisar na localidade onde se reside o número de pessoas que se auto-medica; 3 verificar a relação entre dosagem ingerida por paciente. Entre os muitos conceitos que podem ser desenvolvidos com o tema, pode se destacar os pontos: a criação entre as pessoas, o hábito consultar o médico antes de consumir qualquer medicamento, promover discussão sobre as marcas de medicamentos. Entre as muitas aplicabilidades do objeto em estudo o grupo pode destacar duas: 1- O uso correto dos medicamentos no dia-a-dia das pessoas, 2- Estabelecer relação entre dosagem x paciente. Podemos destacar como pontos positivos: 1- maior Conscientização do indivíduo, 2- melhor nível de aprendizagem. Entre os negativos, a falta de acesso as informações. O objeto pode ser trabalho em várias disciplinas como: Química, Biologia, Matemática dentre outras.

Anônimo disse...

Os objetos avaliativos aqui estudados,são de grande importância e interesse para
todos nós professores de Física e
disciplinas realacionadas às ciências da natureza. Pois esses objetos dão um direcionamento às formas como podemos relacionar os conteúdos ensinados com a nossa realidadde.
No que diz Respeito aos Princípios de Conservação da Quantidade de Movimento aqui
estudados, ressaltamos dois pontos Positivose dois pontos negativos.
Pontos positivos: 1º- A representação de um exemplo real atravé do virtual, tendo como
objeto de aprendizagem o computador.2º - Permite
ao aluno visualize diferentes situações Físicas.
Pontos negativos: 1º - É uma a tividade que requer conhecimento e domínio de vários conteúdos.
2º - Ressaltar a parte histórica e filosófica da disciplina,
"confundindo" o atual conceito do tema.

Anônimo disse...

FÍSICA - QUANTIDADE DE MOVIMENTO

O objeto de aprendizagem utilizado é interativo e bastante auto explicativo. No entanto, os conceitos são dados previamente. Seria melhor se fossem construídos no decorrer para o final das simulações. Tem como aplicabilidade, experimentar virtualmente os conceitos discutidos teoricamente, levando o aluno a relacionar as situações vivenciadas com aquelas do cotidiano, identificando situações semelhantes. Tem como pontos negativos: o número limitado de situações e personagens, alta velocidade
dos personagens das simulações, e a impossibilidade de alteração das situações. O guia do professor é bastante explicativo, mostrando como usar o objeto. Achamos o tempo de duração da atividade curto. É viável o uso desta ferramenta, desde que seja intercalada com aulas teóricas, assim como demonstrações utilizando objetos reais.

Anônimo disse...

Grupo de Matemática
Tema: Geometria das cidades.

INTERATIVIDADE: O objeto de aprendizagem apresentou uma interatividade de grau satisfatório entre os colegas do grupo, mas também levantou a preocupação sobre as possíveis dificuldades na aplicação desse objeto junto aos alunos.

CONCEITO: Há a construção de conceitos, mas há também a necessidade de conhecimentos prévios.

APLICABILIDADE: Mediante os conceitos e ilustração, torna-se visível.

PONTOS POSITIVOS:
* Atratividade do lúdico;
* Visualização e manipulação do objeto de aprendizagem;
* Reforço da aprendizagem.

SUGESTÃO:
* Um pouco mais de teoria.

TEMPO:Insuficiente para esse objeto de aprendizagem.

COMPONENTES:
ANTONIO EUDES
DERCIO AVELINO
GENICLEILTON
RENEILSON
SOBRINHO LEITE
ZEZÉ CARDOSO

Anônimo disse...

O objeto de estudo relativo à quantidade de movimento em que são apresentadas animações torna mais lógica a exploração dessas atividades para os estudantes. Isso se deve à associação que se estabelece entre a teoria e a prática.

Anônimo disse...

TEMA: O QUE É SEXO?
INTERATIVIDADE: satisfatória
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: ocorre no biológico e social, no cultural e psicológico há uma maior resistência por parte dos alunos.
APLICABILIDADE: ocorre em parte, acredita-se que os alunos constroem o conhecimento, porém colocar em prática depende da consciência de cada um.
PONTOS POSITIVOS: quebra de tabus
PONTOS NEGATIVOS: conteúdo insuficiente (fala sobre AIDS e não cita a camisinha).
GUIA DE SUGESTÃO: inovador, desde que com o auxilio do professor.

Anônimo disse...

No II encontro tivemos a oportunidade de vivênciar os trabalhos apresentados e socializados perante os demais colegas das áreas de Física, Biologia e Matemática, onde também apresentamos um trabalho de Química com o tema: " preparando soluções", onde expomos os objetivos e apresentamos a teoria e prática, relacionando ao cotidiano.

Anônimo disse...

Matemática - Geometria.
O professor deve criar situações de aprendizagem que levem em conta as dificuldades dos alunos e os objetos de aprendizagem aqui trabalhados contribui para uma melhor assimilação dos conteúdos geométricos e a sua aplicabilidade no cotidiano desenvolvendo também o seu raciocínio lógico, facilitando a exposição e a compreensão dos mesmos.

Anônimo disse...

A aula de hoje foi muito importante para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em matemática.O tema trabalhado abordou a importância de utilização de software com aplicação a geometria espacial.

Equipe de matemática, turma 14.