terça-feira, 8 de julho de 2008

Trocando idéias...

Pessoal, vamos trocar idéias? Este espaço é aberto para discussões sobre os objetos de aprendizagem (e seus respectivos guias do professor) visitados durante os encontros presenciais ou outros que você conheça e queira compartilhar com seus colegas. Especifique o nome do objeto e faça sua avaliação, levando em conta: interatividade, construção dos conceitos, facilidade de navegação, tempo de duração etc.
Abraços! Regina e Socorro.

67 comentários:

Anônimo disse...

Na realidade do documentário sobre o campo que envolve o futebol, existe várias alternativas para o melhor desenrolar no ensino aprendizagem.

Alcivan Nunes de Medeiros disse...

Nome: Lei dos Gases
Um dos assuntos muito importante para a observarmos a ligação com o cotidiano, onde observamos a poluição do meio ambiente proveniente das indústrias e o quanto devemos fazer para não ocorrer esta poluição.

José Pereira Diniz disse...

De acordo com que estudamos no campo do futebol presenciamos que temos como desenvolver e criar alternativas e conceitos matemáticos no campo geométrico.

Anônimo disse...

Nome: Precisamos de Oxigênio
É muito interessante mostrar ao aluno de forma animada o quanto a agressão ao meio ambiente é prejudicial aos seres vivos.

Jan Clay Valentim disse...

Concordo com o saudoso professor Alcivan Nunes sobre o OA "Usina:
Leis dos Gases" e destaco a importância de trabalhar esta temática sem prender-se apenas aos cálculos.
Atualmente este tipo de metodologia entra atualmente em destaque pois estimula o raciocínio-lógico do alunado.

Vânia, Lindomar e Francisco Santos disse...

O blog tem uma performance bem especulativa,atrativa e informativa. Está sendo uma excelente ferramenta de troca de informações para se obter conhecimento e posteriormente nos proporcionará a faculdade de projetar.

Parabéns para toda equipe e tudo de melhor!

Francenildo disse...

Caros colegas da Rived.No relato sobre o raio da Terra,aprendemos sobre as projeções dos planetas,seus movimentos de rotação,translação e revolução.As projeções de sombras e seus devidos cálculos.

Reneilson disse...

o objeto de estudo é bastante interessante,pois futebol no pais da matematica nos mostra situações relacionada a geometria direcionada a parte de ângulos.
como se cobrar um penalti através do angulo dentro de campo geometrico onde se analisa a posição do batedor com a posição do goleiro e espaço ocupado envolvido.

Anônimo disse...

o objeto visitado por mim foi sobre: preciso de oxigênio. Esse material com certeza vai ajudar as alunos a entender melhor sobre as consequências que poder gerar com a falta de oxigênio para várias formas de vidas.

Pedro Rodrigues disse...

Olá pessoal do Rived, para mim é uma satisfação fazer parte desse novo ambiente de aprendizagem, que sem dúvida deverá enriquecer as aulas de Física através da interatividade de que o mesmo oportuniza a todos que fazemos a educação do Rio Grande do Norte. Gostei bastante da mídia que trabalha de forma ilustrativa e dinâmica, como calcular o raio da terra. Acredito que com esta nova ferramenta, os nossos alunos se sentirão mais atraentes pelo processo de aprendizagem tão distante dos nossos objetivos.
Parabéns a equipe da Rived

ORIEL RÊGO disse...

NOME: LEI DOS GASES
tudo muito bom, mas o conteúdo é resumido e mínima fonte para pesquisa.

Anônimo disse...

Nome; Lei dos Gases
O OA é muito interessante, pois faz uma boa relação do conteúdo com a realidade.

Anônimo disse...

Nome:O raio da terra
O objeto de estudo é importante devido a facilidade de assimilação, além de possibilitar ao aluno a condição de estudar outras disciplinas como:geografia, matemática,física, português.
A forma como o objeto de estudo vai ser trabalhado, definirá o desenvolvimento do aluno e seus interesses em determinada disciplina.

Francisco Carlos disse...

Nome:Precisamos de Oxigênio

A temática abordada enfatizou o perigo dos inseticidas e antibióticos para o meio ambiente e para os seresvivos, podem gerar
consequências drásticas, Dimensionando o processo pedagógico para uma consciência crítica a respeito desta situação.

Pessoa Neto disse...

Nome: O raio da terra
O objeto de estudo é importante devido a facilidade de assimilação, além de possibilitar ao aluno a condição de estudar outras disciplinas como:geografia, matemática,física, português.

Aisamaque disse...

Nome:O raio da terra
O objeto de estudo é importante devido a facilidade de assimilação, além de possibilitar ao aluno a condição de estudar outras disciplinas como:geografia, matemática,física, português.
A forma como o objeto de estudo vai ser trabalhado, definirá o desenvolvimento do aluno e seus interesses em determinada disciplina.

Carmelita disse...

olá colegas! a participação de nós professores nesse curso é muito valiosa para nossa atuação, pois aprendemos a renovar nossas técnicas de sala de aula. O que observei hoje é muito importante para o nosso cotidiano. O oxigênio é fundamental para a nossa sobrevivência, e muitas vezes o homem não tem consciência dos males que causa ao meio ambiente prejudicando o ar que respiramos.

Antonio disse...

Nome:O raio da terra
O objeto de estudo é importante devido a facilidade de assimilação, além de possibilitar ao aluno a condição de estudar outras disciplinas como:geografia, matemática,física, português.
A finalidade, é gerar no aluno a curiosidade de buscar novos conhecimentos.

Anônimo disse...

gostei muito do assunto tratado na área de biologia como objeto de aprendizagem.Preciso de oxigênio é um grito de socorro de todo planeta. Pois a vida corre sérios riscos e muitas vezes essa realidade não é trabalhada em sala de aula de forma que leve o aluno a refletir sobre a sua responsabilidade enquanto estudante em relação ao meio ambiente.Nós educadores precisamos mudar nossa prática. Buscar novos métodos para motivar nossa clientela .Podemos iniciar a partir desse curso.

Anônimo disse...

O Objeto de estudo teve a incumbência de esclarecer,sobre o quanto os gases são prejudicial ao meio ambiente! Na experiência citada;deixa claro;a enfatização da liberação dos gases provocado pela fermentação da cana-de-açúcar,que industrialmente torna-se uma ameaça ambiental...provocando um mal cheiro..um odor insuportável... pelo liquido (vinhoto);ameaçando a saúde de todos que moram nas proximidades

Anônimo disse...

Eu achei muito superficial

Anônimo disse...

Nome:Precisamos de oxigênio
Muito interessante, o aluno pode realizar as atividades e ver o resultado, dos atos do ser humano, com respeito a natureza. é muito fácil de manusear e qualquer aluno pode executá-lo, mesmo aquele que não tem experiência com computador.

ney alecxandro disse...

Raio da Terra: um ótimo instrumento no auxílio para complemento da aprendizagem dos alunos.

Wendel Pires disse...

Gostei do tratamento sobre angulos, isso pode incentivar ao aluno a tentar acertar e fazer perceber nele o espirito investigativo no qual é muito importante para sua vida estudantil.Vejo que é uma boa iniciativa mas deveria ser mais rico em conteúdo.

Maria Antonia disse...

A proposta da animação precisando de oxigênio é interessante, desde que o conteúdo seja anteriormente abordada em aulas teóricas e em seguida, seja realizada a atividade utilizando o computador

Luiz Lopes disse...

É claro que a Matemática partindo da realidade do aluno é mais interessante e produtiva, mas muitas escolas não tem a ferramenta necessária para se trabalhar essa realidade.É ai que entra a criatividade do professor de matemática.

Paulo Gutemberg disse...

Paulo Gutemberg.
De acordo com o vídeo abordado sobre o futebol pode-se tirar várias situações vivenciadas no nosso cotidiano, tais como: trabalhar a velocidade, distância, na física e levar as mesmas para serem utilizadas nas aulas de matemática através de funções do 2ª grau como por exemplo saber a altura máxima da bola e entre outros conceitos.Assim estamos contextualizando a função quadrática e o movimento uniformemente variado.

juacylene disse...

Achei muito interessante o assunto abordado em biologia,"Preciso de oxigênio",uma vez que veio desenvolver situações de aprendizagem.

Anônimo disse...

Nós que fazemos a educação do nosso País temos uma grande responsabilidade pelo nível de aprendizagens que os alunos estão recebendo, por isso, precisamos receber mais incentivos para que possamos transmitir. Alguns colegas professores não estão gostando.

Flávia disse...

Achei interessante a animação de biologia com o tema:Preciso de oxigênio,pois dá para trabalhar a mesma de duas formas:ou anteriormente a explicação teórica como forma de conhecimento prévio dos alunos ou após a explicação teórica,como uma forma de enfatizar o assunto estudado.

João Neto disse...

Sobre as leis dos gases.
É um conteúdo muito importante para o aprendizado do aluno. Porque está na vida cotidiana. Por exemplo nas usinas de açúcar
com a queima do bagaço da cana, para alimentar as caldeiras, ocorre uma grande emissão de poluente no ar, aumento a concentração de CO² na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
"Efeito estufa"
Uma solução seria colocar filtro de poluente ou caldeiras elétricas.

Prof. Hermes Aires disse...

Na realidade a tecnologia ainda não atende as necessidades das escolas em nosso País.Para que a mesma venha proporcionar que todo tenham acesso para melhoria no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o governo tenha a educação como prioridade. Se assim o for, acreditamos que em um determinado prazo-médio ou longo, isso venha ocorrer de fato.
Logo, precisamos que o reconhecimento pela nossa profissão e pela sua valorização, é preciso antes de tudo, investir no educador dando às devidas condições de sobrevivência com um salário digno, para que este tenha vida e vida em abundância.
Abraços a todos

Anônimo disse...

Na realidade de hoje, o aluno não consegue fazer as pontes de ligações entre a matemática vista na escola e a matemática do cotidiano. No caso de um objeto de ensino como por exemplo: um campo de futebol, o aluno conhce o campo de futebol , conhece as figuras ali representadas, enquanto na matemática sentem a maior dificuldade de trabalhar por exemplo : com a circunferência. O aluno sabe o que é metade de uma laranja , mais dificilmente entende o que significa 1/2.

Anônimo disse...

achei muito sugestivo o tema abordado em biologia pois o mesmo ajudará a ter aulas inovadoras.

Anônimo disse...

achei muito sugestivo o tema abordado em biologia pois o mesmo ajudará a ter aulas inovadoras.

Auciélia disse...

utilizar animações para demonstrar situações da realidade proporciona ao aluno uma aprendizagem mais significativa. A animação com tema preciso de oxigênio é um exemplo prático de como a Biologia esta presentes em nossas vidas. Nossos alunos precisam despertar e relacionar a teoria a prática, os objetos de aprendizagem pode ser uma das metodologias para alcançar esse objetivo.

Lamarck disse...

J. Lamrck
No software que falava do futebol no Brasil,mostra varias maneiras de trabalhar-mos com nossos alunos utilizando material concreto para facilitar e demonstrarmos a utilização de assuntos ligados a matemática que podemos utilizar no nosso dia-a dia.

"A matemática governa o mundo"

Fabio careca disse...

A plataforma, trabalhada para o ensino a distancia, acima de tudo deve ser simples, pois muito de nós ainda não nos familiarizamos com esse novo tipo de estudo, apesar de saber que nosso trabalho junto aos alunos serão presenciais .

Anônimo disse...

Na realidade de hoje, o aluno não consegue fazer as pontes de ligações entre a Matemática vista na escola e a matemática do cotidiano. No caso de um objeto de ensino, como é o caso de um campo de futebol, o aluno conhece o campo,mais não consegue fazer as ligações entre as figuras ali presente (as quais conhecem) com as figuras geométricas , por exemplo a circunferência vista na escola. UM OUTRO EXEMPLO: O aluno sabe o que é metade de uma laranjana vida cotidiana enquanto na matemática não sabe o que significa: 1/2.

Anônimo disse...

O objeto sobre raio da Terra, pra Física foi muito interessante no que concerne a aplicação da matemática básica relativa ao raio da Terra. Mostrou-se que por meio de observações básicas se consegue estipular dimensões aparentemente impossíveis. O fator tempo para tal feito é extremamente instigante no aplicativo.

Professor de matemática:Kaio disse...

O documentário sobre o "futebol" é bastante relevante na sua aplicação em sala de aula, pois os alunos podem observar a aplicação dos conceitos matemáticos abordados nos conteúdos vistos no ensino médio tais como: trigonometria no triângulo retângulo, teorema de pitágoras,medida de ângulos e funções trigonométricas.
Porém é importante o professor destacar a contextualização e buscar levar esse conhecimento a seus alunos deforma a atender as suas necessidades, proporcionando um estímulo para conquistar o incresso ao mercado de trabalho.
Professor de matemática: Kaio

SOCORRO disse...

Na realidade de hoje, o aluno não consegue fazer as pontes de ligações entre a Matemática vista na escola e a matemática do cotidiano. No caso de um objeto de ensino, como é o caso de um campo de futebol, o aluno conhece o campo,mais não consegue fazer as ligações entre as figuras ali presente (as quais conhecem) com as figuras geométricas , por exemplo a circunferência vista na escola. UM OUTRO EXEMPLO: O aluno sabe o que é metade de uma laranjana vida cotidiana enquanto na matemática não sabe o que significa: 1/2.Na realidade de hoje, o aluno não consegue fazer as pontes de ligações entre a Matemática vista na escola e a matemática do cotidiano. No caso de um objeto de ensino, como é o caso de um campo de futebol, o aluno conhece o campo,mais não consegue fazer as ligações entre as figuras ali presente (as quais conhecem) com as figuras geométricas , por exemplo a circunferência vista na escola. UM OUTRO EXEMPLO: O aluno sabe o que é metade de uma laranjana vida cotidiana enquanto na matemática não sabe o que significa: 1/2

neci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
neci disse...

precisamos de oxigênio
É um ótimo instrumento de auxílio para complementaçao da aprendizagem dos alunos. e o mesmo poderá ajuda-lo na elaboraçao de aulas mais inovadoras

Anônimo disse...

Paulo Gutenberg Vicente

Opinião sobre os objetos Virtuais de Aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento.

O professor antes de expor sua aula, tem de ocorrer uma ação que mostre uma ligação que torne uma aprendizagem solida para o aluno. Diante disso, temos de propor um conhecimento, entre a informatização, que vivencie uma reflexão entre os objetos virtuais e a aprendizagem.

No tocante aos fatores que norteiam a aprendizagem, há quatro pilares a entender e analisar a nossa aprendizagem, são eles: a Inteligência, Conhecimento, Informações e Dados. A inteligência é o principal, porque é nela que poderemos entender de forma mais clara e abrangente, mostrando assim, um entendimento melhor em qualquer situação de aprendizagem. O conhecimento se adquire de acordo com o que foi aprendendo através de estudos, trazendo assim, experiências a cada dia, e desse modo, aprendendo e estabelecer conexões entre elementos informacionais e armazenando idéias que serão relevantes para o ensino – aprendizagem. Informações, são organizações para buscar o conhecimento e obter analise do que se quer aprender. E por fim, os dados é propor, organizar tabelas, coletar dados para informar a realidade existente em uma determinada esfera, gráficos também são de grande utilidade nesse processo virtual de ensino. Desse modo, todos os pilares argumentados são de grande relevância na aprendizagem, desde a simples maquina de contar ao computador de ultima geração.

Portanto, todos esses contextos de aprendizagem dentro da informatização podem caminhar juntos. Dando assim, uma estrutura melhor e uma capacitação que busque um entendimento de qualidade para os dias atuais na sociedade em que vivemos.

Anônimo disse...

Carlos Antonio Vieira "TURMA 11"

Água e suas mudanças

Água e suas mudanças de estado, no entanto possamos fazer experiência com o aluno, mostrando essas mudanças de um estado para outro.
Começamos a buscar e inovar métodos científico e tecnológico para melhorar e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos. No decorrer das aulas, o professor refletem, pesquisa, organizam, selecionam, digitam, recortam, colam, gravam, põem em prática, ou seja todo recurso de estudo adquirido e a experiência anterior que lhe proporcionou. Também ocorrem projeções de filmes especialmente escolhidos para motivar a discussão e a análise. Temos ainda trabalho de Campo, como visitar a museu ou viagens. Essa relação de atividade forma o quadro e o contexto necessário para aquilo que denominamos de situação de aprendizagem.
Assim, é consenso entre professores que é preciso considerar, no processo educacional, a situação de boa parte dos jovens, que chegam à escola munidos de grande parcela de informações e que detêm de construção de conhecimentos.

Obs. nao foi possivel enviar o texto até o prazo de entrega devido a falta de internet em toda a cidade onde moro.

Franco Cleidson disse...

O objeto "Probabilidade: A matemática ao acaso" é bem interativo, é um objeto muito bom e fácil de ser trabalhado, pois exige bastante do aluno de forma fácil e de várias maneiras diferentes, para melhorá-lo ainda mais, as frações apresentadas deveriam estar na forma irredutível.

auciélia, Ozeni, Luciene, Maria José disse...

O objeto virtual de aprendizagem:O trabalho de Mendel com ervilhas representa bem o experimento das ervilhas. No entanto,o objeto deveria proporcionar a demonstração dos demais cruzamentos com os outros genótipos para que fosse compreendido as várias possibilidades de cruzamento que envolvesse essa característica e seus resultados. Outro ponto que ele poderia relacionar é o uso de características da espécie humana para envolver mais nossos alunos com características do seu cotidiano e compreender melhor o fenômeno da hereditariedade.

Grupo de Química (Turma 2) disse...

Na Área de Química foi visto o Objeto de Aprendizagem:"Os Mistérios químicos da chuva ácida", que nos fez compreender sobre a formação da chuva/água ácida, bem como o aumento e/ou a diminuição do ph da água.Levando-nos a uma reflexão sobre a poluição ambiental e as suas conseqüências para o meio ambiente. Portanto, ressalta-se a grande importância dessa ferramenta de trabalho no processo de ensino aprendizagem.

madalena lopes disse...

Dentro dessa aquisição;é importante o uso do dinamismo, onde essa atividade simula o ciclo da água e da chuva ácida,e suas principais reações química da qual algumas das suas consequências é prejudicial tanto para o homem como para o meio ambiente.Com essa elevada poluição afeta as águas e seus diversos fenômenos da natureza.

Rejane Pessoa Lopes disse...

A geometria espacial, busca desenvolver a percepção visual e representação mental do aluno, diante de objetos sólidos.Visto que o professor devera levar em conta o conhecimento prévio do aluno trabalhando de forma que ele posa a absorver o significado do conceito.Entretanto o objeto de aprendizagem virtual (...) cubo mágico, teve como objetivo principal mostrar uma simulação em três dimensões: aresta,face,vértices e sua planificação.

Lizandro, Madalena, rita e Zezé disse...

Na Área de Química foi visto o Objeto de Aprendizagem:"Os Mistérios químicos da chuva ácida", que nos fez compreender sobre a formação da chuva/água ácida, bem como o aumento e/ou a diminuição do ph da água.Levando-nos a uma reflexão sobre a poluição ambiental e as suas conseqüências para o meio ambiente. Portanto, ressalta-se a grande importância dessa ferramenta de trabalho no processo de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

Ao analisar o objeto de aprendizagem de química"os mitérios da chuva ácida", percebe-se que este se bem aplicado possibilitará uma aprendizagem significativa ao educando.já que o OA nos faz refletir sobre a teoria e a prática, somando novos caminhos para uma aprendizagem de qualidade.

Rita de Jesus disse...

Ao analisar o objeto de aprendizagem de química"os mitérios da chuva ácida", percebe-se que este se bem aplicado possibilitará uma aprendizagem significativa ao educando.já que o OA nos faz refletir sobre a teoria e a prática, somando novos caminhos para uma aprendizagem de qualidade. Turma 2

Niedson, Edilson, Cristiane, Joelma disse...

A partir do objeto trabalhado (O trabalho de Mendel com ervilhas), verificou-se os seguintes pontos que deveriam ser melhorados:
1- INTERATIVIDADE: é necessário adicionar som ao objeto.
2- CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: O aluno precisa de conhecimentos previos sobre alguns conceitos genéticos.
3- ADEQUAÇÃO AO TEMPO DE AULA: 1 hora/aula é suficiente para desenvolver a atividade.
4- QUALIDADE DO DESIGN: O aluno compreendera melhor se for explorada a característica cor e não a textura da semente.
Os demais pontos da tabela foram considerados adequados.
GRUPO DE BIOLOGIA TURMA 5

grupo de matemática turma 5 disse...

O objeto de aprendizagem avaliado foi o cubo mágico, nele observamos ser de interação razoável, sendo necessário dispensar um certo tempo para se familiarizar com o mesmo. Requer, para uso em sala de aula, orientações preliminares pelo professor. Faz uma relação dos números inteiros com movimentação de um indivíduo num determinado local.Os textos são auto-explicativos com simulações de boa qualidade e rápido feedback.De fácil navegação, porém construir um conceito pode ser uma possível encontrada pelos alunos.
Divamar, Edi Nerônica, Onésimo,Disnelândia e Geane.

Grupo de Química turma 08 disse...

O trabalho com o objeto de aprendizagem: Os mistérios químico das chuvas ácidas, se configura num momento fundamental no reforço do conteúdo ministrado em sala de aula, nele, o aluno tem uma oportunidade ímpar de mediante a teoria testar seu conhecimento de forma prática no laboratório de informática sob a supervisão do professor. É salutar ainda lembrar que tal objeto de aprendizagem abre espaço para a interdisciplinaridade entre as áreas de química, biologia e geografia, onde estas disciplinas num trabalho conjunto poderão levar uma ou duas salas para uma aula de campo em nascentes de rios, córregos, lagos, levando o aluno, juntamente com o seu grupo a discutir sobre os principais problemas ambientais que vem afetando esse ecossistemas ao longo do tempo, estabelecendo uma relação com os traços das ações humanas sobre o mesmo, como ainda, uma busca de ações que venham a preservar os ecossistemas.
Antonio Fernandes, Ocelino e Édson Fernandes

Regina, Joao Batista, Neto disse...

O objeto de aprendizagem aqui apresentado - o teodolito- demonstra como fazer medições de largura de uma determinada área,a noção de localização.
O teodolito é um objeto de aprendizagem que explora vários conceitos matemáticos que são bastante utilizados no estudo da física como por exemplo medir a distancia entre a terra e a lua.

Lázaro, Cícero, Hugo Brito e Ana Lúcia disse...

Grupo de Matemática da Turma 8
Objeto estudado: Cubo Mágico
O objeto estudado proporciona trabalhar com os alunos a idéia de figuras espaciais e também, uma noção de números inteiros. Além de dar uma noção de sentido horário e anti-horário. É perfeito para trabalhar com alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental. É um objeto de interatividade que requer certo tempo para se familiarizar com o mesmo, mas os textos são muito bons e muito explicativos. Esse tipo de interatividade é muito importante para facilitar a aprendizagem e formação de conceito por parte dos alunos.

Cezar disse...

No OA "o trabalho de Mendel com ervilhas".
é bastante interessante por permitir de maneira interativa, mesmo que de forma simplificada, os esquemas que resumem as idéias de Mendel, bases da genética moderna.Conceitos como genótipo, fenótipo e segregação de alelos etc, podem ser facilmente assimilados.

Erivan, Alderina, Sebastião e Lindomar. disse...

O objeto de aprendizagem de Química "A chuva ácida" apresentou um ótimo nível de interatividade, contextualização, construção conceitual, qualidade das simulações, dos textos, design e facilidade de navegação. Um dos pontos de maior importância neste OA diz respeito a grande possibilidade de se trabalhar a interdisciplinaridade.

deverra78 disse...

Turma: 11
Disciplina: Matemática
Objeto de Estudo: Cubo Mágico

Esse objeto apresenta uma ótima interatividade e um bom grau de contextualização e construção conceitual, permitindo assim interagir aprendendo e construindo conceitos de maneira prazerosa e dinâmica através de simulações simples e de fácil compreensão e entendimento. Há apenas uma "negativa" a colocar no que se refere a qualidade dos textos, mas que pode ser superada com o professor, antecipando aos alunos os conceitos básicos necessários para a navegação no objeto de estudo.

Compenentes:
Dercio Avelino Bezerra (deverra78@bol.com.br)
José Cardoso (zezeracing@hotmail.com)
Antonio Eudes (antonioeudes@brisanet.com.br
Genicleilton (genicleilton@yahoo.com.br)
Reneilson (prof_reneilson@hotmail.com)

TURMA 11 - FÍSICA - TEODOLITO disse...

O objeto analisado se mostrou pouco interativo, sendo um pouco confuso no início e tendo poucas possibilidades de entradas nos espaço de números. Não tem grande contextualização na física pois se trata de encontrar a distância entre dois pontos, sendo praticamente direcionado para matemática. Pelo antes exposto, possui pouca possibilidade de construção de conceitos em Física. Apresenta boa qualidade nas simulações. Praticamente não possui diálogos interativos de construção de conceitos e entendimentos, apenas instruções de mudança de prática. Possui feedbacks de auxílio. O tempo sugerido no guia é adequado, 2 horas-aulas. Possui uma boa qualidade de design, mas algumas dificuldades na navegação.

(Adaécio Lopes, Everton Pinheiro, Antônio de Hermes, Fco. Francenildo e Gilberto Teixeira)

Anônimo disse...

TURMA 14- BIOLOGIA: O TRABALHO DE MENDEL COM ERVILHAS.

INTERATIVIDADE:ÓTIMO
CONTEXTUALIZAÇÃO: ÓTIMO
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: REGULAR, DEVERIA APRESENTAR CONCEITOS COMO, HOMOZIGOSE E HETERIZIGOSE.
QUALIDADE DO TEXTO:BOM
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 2 AULAS
FEEDBACKS: BOM
QUALIDADE DO DESIGN: REGULAR, FALTOU MOSTAR O HEREDOGRAMA
NAVEGAÇÃO: ÓTIMA.


(ANA MARIA, FLÁVIA, JUACYLENE E MARIA ANTONIA)

GRUPO DE MATEMÁTICA: TURMA 14 disse...

Francileide, Erivânia, Wendel, Lamarck, Luiz Lopes, Lúcia Cesário, Ceição Fabricio,Marcos,Geraldo.

Na atividade trabalhada com o "CUBO MÁGICO", observamos a aplicabilidade na geometria espacial associada a um software matemático que interage com o usuário nas novas tecnologias da educação.
O programa desenvolve a capacidade intelectual através do raciocínio lógico, criando um ambiente de interação dos conteúdos trabalhados e os objetos virtuais de aprendizagem.
Agradecemos a oportunidade de utilizarmos estas novas ferramentas na sala de aula.

turma 14 - grupo de Química disse...

Fizemos a análise do software:Os mistérios químicos da chuva ácida.Como instrumento de ensino-aprendizagem,faz mostrar a interação da teoria com a prática, levando o aluno a pensar e ver, como ocorre a chuva ácida,seus agentes causadores, como a poluíção causadas pelas fábricas que lançam poluentes como o óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, dióxido de enxofre reagindo com moléculas de água ou com o oxigênio do ar, formando reações que produzem ácidos, que modificam o meio ambiente.
( Reginaldo Rêgo e Jonas Terceiro)

Erivelton, Hermes e Ney disse...

O objeto de estudo, explorando o uso do teodolito, evidencia, com mais profundidade, o uso da trigonometria. Mesmo assim, mostrou-se um bom instrumento de aplicabilidade no estudo das medidas de distância. Ao seguirmos os procedimentos determinados, não foi possível fechar positivamente o resultado a que a questão se propunha. Enfim, percebemos que foram abordadas situações que se referem mais a Matemática do que propriamente a Física.