terça-feira, 1 de julho de 2008

Apresentação Turma 11

Apresente-se! Fale-nos um pouco de você e nos diga quais são suas expectativas para esse curso.

24 comentários:

Jan Clay Valentim disse...

Sou Jan Clay Valentim (janclayvalentim@gmail.com) , Prof. da disciplina Química do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana da Cidade de Mossoró-RN.
Tenho muitas expectativas sobre o processo de ensino-aprendizagem proposto pela ementa do Curso.

Anônimo disse...

Sou José Everton Pinheiro Monteiro (epmuzl@hotmail.com) Sou professor da Escola Estadual 11 de Agosto, Umarizal e ensino as materias de Física, Biologia e Química. Tenho um sonho de uma educação pública de qualidade e para todos.

Genicleilton disse...

Emanuel Genicleilton Freire " genicleilton
@yahoo.com.br " Prof. de Matemática da Escola estadual Rafael Godeiro da
cidade de Rafael godeiro RN
A minha expectativa que venha ser útil pra o trabalho no dia dia em sala de aula

Reneilson Estevam disse...

Sou Reneilson Estevam, Professor da disciplina de Matemáta da Escola Estadual Profº Daniel Gurgel da cidade de janduis-RN
Espero que durante este curso possamos realmente aperfeiçoar as tecnicas de aprendizagem trabalhadas com auxilio da informatica.

Vania Galdino disse...

Sou Vânia Galdino ( vaniamgaldino@hotmail.com) da cidade de Martins- RN; leciono a disciplina de Matematica na E.E.Joaquim Inácio.Espero que nesse novo curso possamos trocar idéias e experiências através desse blog para uma melhor interação entre professores, alunos e colegas.

alderina disse...

Sou Alderina (alderina_uzl@yahoo.com.br), professora da E. E. 11 de Agosto, trabalho com a disciplina de Física e Química.Minha expectativa, é melhorar meus conhecimentos e aplicá-los em sala de aula.

Reneilson Esteam disse...

meu email: prof_reneilson@hotmai.com

Pessoa neto disse...

Sou Pessoa neto da cidade de Itajá, professor da Escola João Tertulino Lopes. Espero melhorar os meus conhecimentos na área da informática para poder proporcionar ao aluno aulas mais interessantes e que venham facilitar o processo de ensino aprendizagem na minha escola.

Zezé Cardoso disse...

José Cardoso Sobrinho " zezeracing@hotmail.com " prof. de matemática da Escola Estadual 11 de Agosto da cidade de Umarizal RN.
A minha exéctatica com o RIVED é que seja mais uma ferramenta que venha contribuir no aspecto atrativo e estimulante para o ensino aprendizagem da matemática na sala de aula

ORIEL RÊGO disse...

E-MAIL: oriellnt@hotmail.com
Professor de química na E. E. Joaquim Inácio, Martins RN.
expectativas são muitas, principalmente em inovação no processo de ensino e aprendizagem.
mais uma ferramenta para auxiliar o professor na construção do conhecimento...

Francisco Francenildo disse...

Oi pessoal,sou Francisco Francenildo da Silva (franciscofrancenildo@hotmail.com),sou Licenciado em Matemática pela UERN e leciono na Rede Estadual de Ensino com as disciplinas de Física,Biologia e Química no Colégio Francisco de Assis da Silva na cidade de Serrinha dos Pintos-RN.Tenho enorme prazer em fazer parte desta turma,pois este trabalho e muito proveitoso do ponto de vista ético do ensino-aprendizagem.

Maria Neuza disse...

Sou Maria Neuza (neuza_leite@hotmail.com). Professora das disciplina: Língua Portuguesa, Biologia e Arte. Trabalho na Escola Estadual 11 de Agosto na cidade de Umarizal. Espero com este curso ampliar meus conhecimentos em relação aos conteúdos ministrados e proporcionar ao aluno aulas mais descontraídas, motivando-os a sentir prazer em está na sala de aula.

ORIEL RÊGO disse...

ERRATA DE E-MAIL: orielnt@hotmail.com

Francisco Santos disse...

Eu sou um ser resiliente e inacabado, buscando escrever uma bela página na história humana.Tenho sonhos e esperanças, desejos e fé. Acredito na educação como meio de libertar as consciências da alienação e impulsionar a pessoa para o progresso e a liberdade. Meu nome é Francisco Santos, sou amante da filosofia, martinense e meu email é:franciscosantos@brisanet.com.br. Desejo a tudo de melhor! Um abraço e um bom curso para todos.

Carlos Antonio disse...

Sou Carlos Antonio da cidade de Janduís, trabalho na Escola Estadual Professor Daniel Gurgel, lecionando nas disciplinas de física e matemática.Vejo esse curso de capacitação como uma forma de melhorar e adquirir novos conhecimentos para o mercado de trabalho e repassar essas metodologia e tecnologia para os nossos alunos.

RENEILSON ESTEVAM disse...

ERRATA DE NOME: RENEILSON ESTEVAM

Pedro Rodrigues disse...

Olá pessoal, sou Pedro Rodrigues(pedro_prof.uab@hotmail.com), professor de Física e Matemática da E.E.Joaquim Inácio da cidade de Martins. Estou fazendo parte deste novo curso de capacitação em mídias aplicadas a educação e estou bastante confiante do mesmo. Espero poder contribuir de forma expoente dentro das discussões que o curso propicia, além de também aprender muitas novas aprendizagens que com certeza incorporarei aos conhecimentos que já tenho adquirido ao longo da minha docência.

Glicério de oliveira Neto disse...

Sou Glicério de Oliveira Neto, E-mail:glicerio@brisanet.com.br, Trabalho na Escola Estadual Francisco de Assis da Silva no Município de Serrinha dos Pintos - RN Tabalho com Biologia, Inglês e Espanhol e estou na Coordenação Administrativa da referida Escola.
Espero que este curso possa contribuir para o sucesso do meu trabalho com educador.

Antônio Eudes Xavier de Queiroz disse...

Olá colegas da Turma 11.
Sou Antônio Eudes Xavier de Queiroz, professor de Matemática nos níveis fundamental e médio da Escola Estadual Francisco de Assis da Silva em Serrinha dos Pintos-RN.
MSN: antonioeudocio@hotmail.com
Email: antonioeudes@brisanet.com.br

Espero que o curso de capacitação na utilização de software sirva realmente de apoio pedagógico a cada um de nós.Boa sorte e bom curso para todos.

Paulo, Pessoa Neto e Jorge. disse...

Houve uma interação na aprendizagem com o teodolito pois, o O.A permitiu calcular a distância da ponte,além do mais foram abordados tangente, ângulos,razões, mostrando assim, a interdisciplinaridade entre física e matemática.(Turma 2)

Gilberto disse...

COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO: REPENSANDO A AVALIAÇÃO, AUTOR: CESAR NUNES
O autor questiona a criação de parâmetros curriculares adotados por vários países e estados, destacando a necessidade de repensar a educação adequando-a à realidade do aluno, a qual poderia ser chamada de era do conhecimento.
Para alguns, o processe de repensara avaliação deve ser inerente ao processo de repensar a educação. Por outro lado, temos exames objetivos e quantitativos, números de acertos e testes de múltipla escolha, acarretando índice elevado de repetência, evasão, etc. Diante disso, faz-se uma pergunta: Será que não existem outros formatos de avaliação que permitam verificar as competências e habilidades dos aprendizes fazendo com que os mesmos tenham consciência do que sabem, do que não sabem, facilitando a vida do professor, levando-o a avaliar processos e não resultados? Analisando essa questão minuciosamente chegamos à conclusão de que métodos de avaliação condizentes com as expectativas existem uma escala ainda muito pequena ou experimenta.
Há pessoas que preferem a avaliação centrada na resolução de problemas, também aceita por várias instituições. Entretanto, o fato de o aluno ser hábil para resolver problemas com o uso de recursos adequados, não implica que o mesmo seja um bom solucionador em determinadas situações, atribuindo-se essa habilidade apenas à capacidade de manuseio de instrumentos de laboratórios, computadores, etc.
Portanto, a avaliação voltada para a resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos, necessita ser muito bem pensada para não tornar o aluno um simples manipulador de instrumentos.
Há também a avaliação de posturas e desenvolvimentos da metacognição, voltada para conscientização do aluno tendo em vista o que precisa aprender, para que aprender e como aplicar os conhecimentos adquiridos, no seu cotidiano. È comum esperarmos que a escola consiga transformar o indivíduo capacitando-o para o mercado de trabalho bem como o pleno exercício da cidadania, porém, por melhor que seja a orientação dada, nada supera o conhecimento prévio do aluno, juntamente com o seu empenho.
Os instrumentos de avaliação usados em sala de aula para nossas disciplinas transmitem a relevância de existirem diferentes formas de aprendizagem. É importante a exploração do conhecimento de novas situações de aprendizagem para passar do nível de discurso à pratica, compreendendo parcialmente ou totalmente o que lhe foi ensinado.
Por fim, as atividades que propomos para os nossos alunos estão diretamente relacionadas à criação de algum produto, como peça de teatro, softwares, apresentações, etc.
Outra maneira de si propor um tipo diferente de avaliação é tentar desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar coletivamente, fazendo-se um acompanhamento e orientando-se o processo, pois em se tratando de ambientes colaborativos, surgem vários modos de se observar o desempenho do aluno em suas atividades.

Anônimo disse...

Genicleilton

Genicleilton disse...

Genicleilton Freire
Comentários: Repensando a avaliação (César Nunes).

A aprendizagem baseada em situações problemas tem se mostrado de grande importância para boa parte dos alunos. Os alunos tem um melhor interesse e compreensão quando as situações problemas envolve seu dia-a-dia. Os problemas devem instigar o raciocínio do aluno para que ele possa usar estratégias para sua resolução. A avaliação de situações problemas devem levar em considerações todo seus procedimento: entendimento, interpretação , estratégias e procedimentos. Os métodos de avaliação que usamos em nossas disciplinas tem que ser útil ao aluno para que ele possa entender à importância da avaliação. Em linhas gerais a avaliação deve ser diagnostica e continua, não podemos avaliar o aluno só no momento da prova, porque ele pode esta passando por algum problema e no momento ele não se encontre com capacidade. Temos que levar em consideração os aspectos físicos, mentais, sócio cultural dos alunos.

TURMA 11 disse...

o objeto "experimentos de Mendel com ervilhas" é bastante interativo, pois mostra de forma simplificada os cruzamentos realizados por esse cientista, porém deveria discutir melhor os conceitos já que os alunos têm muita dificuldade na utilização dos mesmos.( lEIDE, CARMELITA, NEUZA GLICÉRIO, ELÓI E UBESNIÊ.)