sexta-feira, 18 de julho de 2008

II ENCONTRO PRESENCIAL: apresentação dos objetos visitados nos repositórios sugeridos

Olá, queridos cursistas!
Agora que navegaram nos repositórios sugeridos aqui, devem ter escolhido 1 ou 2 objetos, interagido com ele(s) e lido o guia do professor(caso haja). Vamos socializar?
Descreva-o(s) para os colegas, destacando série-alvo, forma de apresentação (animação, simulação, imagem, jogo etc.), interatividade, forma de construção dos conteúdos, aplicabilidade, entre outros.
Regina e Socorro

23 comentários:

Anônimo disse...

Hoje a matemática vem sendo demonstrada como disciplina presente no cotidiano de todos de uma forma cada vez mais relevante. Contudo ainda se encontra dificuldades nos alunos de todas as escolas, quando se trabalha conteúdos de forma científica. Na tentativa de sanar tal situação é que países vem trabalhando de forma significativa na busca de soluções que amenizem tal situação. Hoje o Estado do Paraná demonstra trabalhos baseados nas Diretrizes Curriculares a fim de colaborar com a prática pedagógica com trabalhos sempre voltados para a realidade do aluno.

Erivânia, Rejane, Francileide, ranco e Fábio.

Anônimo disse...

A biologia é uma disciplina que estuda fenômenos relacionados a vida. No entanto, muitas vezes determinados conceitos não são tão compreensíveis, pois não são facilmente observados, por este motivo é necessário metodologias que facilitem a compreensão destes. Os objetos virtuais de aprendizagem simulam situações do cotidiano dos nossos alunos desta forma podemos associar o conhecimento científico as situações e estimular a interpretação dos fenômenos biológicos.

Anônimo disse...

A animação encontrada no site visitado nos deixou muito impressionados, pois a realidade proposta pelas animações são cheias de realidade e e dispostas de forma a fortalecer a teoria dos conteúdos individualizados nos nossos livros didáticos e por isso este suporte nos trás um realismo que facilita o aprendizado dos nossos alunos.

Anônimo disse...

Atualmente a disciplina de matemática está sendo bastante trabalhada para que ela possa ser aceita como uma matéria interessante e atraente. Podemos citar a 4ª Olimpíada de Matemática promovida pelo MEC e parceiros com o objetivo de divulgar o quanto é bom estudar matemática, essa olimpíada traz problemas matemáticos bastantes divertidos e interessantes com o intuito de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela matemática.

Anônimo disse...

Hoje com a presença da tecnologia como material de apoio está mais mostrar a relação entre a matemática o cotidiano do aluno, pois as animações leva o aluno se interessar e ter um melhor aprendizado.

Anônimo disse...

Atualmente a matemática vem sendo trabalhada para que nossos alunos compreendam que é uma disciplina muito interessante e está presente em nosso dia-dia. Como exemplo podemos citar a 4ª Olimpíada de Matemática promovida pelo MEC e parceiros com o objetivo de divulgar as maravilhas da matemática, essa olimpíada traz bastantes problemas interessantes e divertidos, onde o aluno aprende matemática brincando.

junior sax disse...

COMENTÁRIO
OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS

A Pirâmide Informacional de Machado é formada por Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência.
Sendo que o nível mais baixo é o mais simples e conforme o nível aumenta mais significado e agregação de valor é adicionado.
Abordando rapidamente, dados são desprovidos de significado, informação são dados contextualizados, conhecimento é o meio para realizar um projeto. Por último, a inteligência, é a capacidade de resolver problemas, descobrir valores, inventar projetos e mantê-los.
Objeto Virtual de Aprendizagens pode ser definido como qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado por recursos tecnológicos, especialmente computadores e Internet.A Principal característica destes objetos é a sua reusabilidade, de forma que os objetos possas ser armazenados para consulta ou exibição futura, em repositório, onde podem ser facilmente localizados.
Neste novo tempo de educação, o computador representa uma poderosa ferramenta para, auxiliar o aluno na construção do saber, de uma forma prazerosa. É essa inserção do aluno na sociedade tecnológica o compromisso do educador.
Nesta sociedade de tecnológica e informacional, as tecnologias interativas aplicadas na educação permitem ampliar a pluralidade de abordagens, atender a diferentes estilos de aprendizagens e, desta forma, favorecer a aquisição de conhecimento, competências e habilidades.
Em fim, através dos Objetos Virtuais de Aprendizagens os nossos alunos podem chegar ao topo da Pirâmide Informacional.

Uiraúna PB, 17/ 07/ 2008
Geraldo Moisés de Andrade

Anônimo disse...

No ensino da Biologia muitas vezes nos deparamos com dificuldades na compreensão de determinados fenômenos e apreensão de conceitos relacionados a vida. O uso de novas metodologias se faz necessário para agilizar o trabalho em sala de aula e concretizar os objetivos propostos. As ferramentas virtuais de aprendizagem simulam situações que dificilmente seriam observadas no dia-a-dia levando em conta que determinados processos biológicos são incompreensíveis sem um mínimo de observação da realidade concreta. O trabalho de animação facilita bastante e a criatividade dos alunos e professores fazem o resto.

Anônimo disse...

Matemática - Geometria
O objeto estudado mostra como a matemática está presente no dia-a-dia das pessoas e que podemos aprender muito com isso.
A partir da observação da imagem de uma cidade podemos explorar a geometria plana e espacial. Fazendo com que o aluno retire as figuras geométricas e classifique cada uma dessas figuras afim de reconhecer se são figuras regulares ou não.
Apesar de ser um assunto que geralmente não é trabalhado é uma parte muito importante da matemática que deveria ser mais trabalhada com os aluno, para que o aluno tenha noção da aplicabilidade da geometria no dia-a-dia.
Com o auxílio do computador podemos dar mais ênfase a geometria espacial pois podemos mostrar a figura em três dimensões para que o aluno tenha uma idéia visual da figura facilitando seu entendimaento.
Esperamos que esse curso nos dê auxílio para trabalhar a geometria espacial com a ajuda dessa ferramenta muito importante que o computador.

Anônimo disse...

O repositório visitado foi o site só matemática.com.br. Que é um site que apresenta vários subsídios para auxiliar o professor de matemática no seu trabalho em sala de aula.
Apresenta jogos, desafios curiosidades matemáticas, exercícios, poemas etc. Que desperta o interesse do aluno pela matemática e apresenta tudo isso de maneira bem agradável e divertida fazendo o aluno aprender brincando com a matemática.

Anônimo disse...

Caros navegadores, visitar os repositórios com os objetos de aprendizagem que expõe diversas experiências simples de ciências no dia-a-dia em sala de aula é de soma importância para todos os professores das áreas de ciências e suas tecnologias, pois o mesmo oferece uma oportunidade ao professor, mediante os conteúdos estudados de aguçar a curiosidade dos alunos. Nele o aluno tem uma raríssima oportunidade de estabelecer relação entre a teoria de sala de aula e a prática, através de várias experiências muito simples de serem realizadas. Portanto, vale a pena sua utilização.

Anônimo disse...

Analisando alguns objetos de ensino, especificamente no Componente Curricular - FÍSICA,tendo como série-alvo, 1ª série do Ensino Médio,constatei o quanto é relevante a aplicabilidade desse instrumento de ensino para o processo de aprendizagem de nosso aluno. Isto devido a animação exitente nos objetos muito próximo do real, principalmente quando se trata de fenômenos físicos que nos circunda.Dessa forma, compreendos que os objetos de aprendizagem contibuirão para que os nossos alunos possam fazer relações dos fenômenos rais com o conhecimento científico e, estimulando para que os mesmo se apropriem do verdadeiro conhecimento.Porque tais demonstrações leva ao estudante a refletir, interpretar, criar, recriar e operacionalizar aquilo que eles aprendem na teoria.
Também se constata que os ojetos de aprendizagem, proporciona ao aluno uma visão mais ampla do conhecimento devido que, para entender o processo é preciso ter conecimento em outra áreas. Isso demonstra que a Física não é uma ciência isolada e, graças a ela é que temos hoje uma tecnologia de ponta, assim como o celular, o computador, internet e muitos outros.

Anônimo disse...

Sobre o OA "Química em casa e na farmácia":
Notamos que o "OA" manuseado, trabalha com situações do dia-a-dia e apresenta uma grande interatividade entre o homem e tecnologia e que se este, for trabalhado em grupo, pode desenvolver socialização entre seus integrantes, além de levar o aluno a reflexão sobre a economia feita ao comprar-se medicamentos do tipo genérico. Contudo, este OA pode induzir o aluno (sem a consulta prévia de um médico) a achar que determinados sintomas remetem a uma certa doença não diagnosticada, levando-o a auto-medicação.

Anônimo disse...

O objeto de estudo de biologia,"sexualidade" foi de fácil compreensão, devido a linguagem simples e resumida, o que proporciona interesse pelo conteúdo,facilitando a aplicabilidade e a construção de conceitos.
O objeto de estudo em questão, parte dos conhecimentos prévio, dando oportunidade ao educando para uma contextualização de uma forma simples o que faz motivar a aprendizagem.

Anônimo disse...

A animação de biologia (sobre a mosca) que trata da resistência sobre os insetos é um objeto virtual interessante, fica bem visível a capacidade que as moscas tem de manterem resistentes a inseticidas a medida que são submetidas a estes. Animações como essas facilitam a compreensão do aluno pois os fazem remeter à problemas ambientais.

Anônimo disse...

Matemática:

Através dos repositórios, tive a oportunidade de visitar alguns sites, que de certa forma é uma ferramenta importante para ser trabalhada com o aluno.É mais um meio do professor interagir com a sua disciplina.

Anônimo disse...

Analisamos um dos objetos de aprendizagem presentes no Cd, pois a mioria do grupo tinha dificuldade de acesso à internet. O objeto analisado foi “Experimentando a Hidrostática”. `abastante interativo, tratando-se de uma simulação a ser aplicada no 1 ano do ensino médio. Mais uma vez, constatamos que a atividade se resume numa transcrição dos exercícios dos livros para um formato digital. Conceitos como massa específica, pressão, pressão em líquidos e teoremas e princípios são visualizados através da ferramenta eletrônica. Esse entendimento de que a aula teórica tem que ser dada antes da prática, como está no guia também reflete uma forma tradicional de conceber o ensino de ciências. Pegando um gancho no texto de César Nunes, no que toca sobre a metacognição, gostaria de expor alguns pontos que analisamos. Se o que deve ser feito é mostrar para o aluno que tais conceitos foram criados pelos estudiosos da época, e não que são próprios dos materiais. A grande riqueza está neste ponto, mostrar que ciência é uma criação humana, baseada em modelos da realidade. Se não discuto isso, mas simplesmente pego o aluno e falo aquilo que está no livro didático e mostro numa interface gráfica, estou aprofundando uma mentalidade realista e acrítica sobre os conteúdos – ponto criticado no texto, por Nunes. As situações mostradas no objeto são claras, de fácil compreensão, bem cuidadas, no entanto, a crítica parte de ponto semelhante daquela quando analisamos o objeto sobre quantidade de movimento: precisariam os conceitos ser trabalhados, construídos, e não dados previamente para apenas serrem experimentados. Acreditamos que o grande ganho para o aluno é pensar sobre a criação do conceito e não apenas analisar situações utilizando o conceito. Somente aprende o conceito ao tentar desconstruí-lo, voltando à sua situação geradora, podendo assim entender e não memorizar, se relacionar com ele de forma significativa e não apenas entender por exercício.

Anônimo disse...

O repositório visitado pelo grupo foi o www.somatematica.com.br. É um site interessante. Possui diversas ferramentas que podem auxiliar os professores em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrantes.Analisamos especificamente a seção jogos e o jogo "Torre de Hanói" .Objetivo do jogo: Mover todos os discos para a estaca da direita.
.Regras:mover um disco de cada vez, sendo que um disco maior
nunca pode ficar em cima de um disco menor.
Este instrumento pode ser utilizado em qualquer série do ensino fundamental e médio porque possibilita a compreensão do raciocínio lógico e dedutivo do aluno.No Ensino médio pode ser utilizado no estudos das Probabilidades.

Anônimo disse...

O repositório visitado pelo grupo foi o www.somatematica.com.br. É um site interessante. Possui diversas ferramentas que podem auxiliar os professores em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrantes.Analisamos especificamente a seção jogos e o jogo "Torre de Hanói" .Objetivo do jogo: Mover todos os discos para a estaca da direita.
.Regras:mover um disco de cada vez, sendo que um disco maior
nunca pode ficar em cima de um disco menor.
Este instrumento pode ser utilizado em qualquer série do ensino fundamental e médio porque possibilita a compreensão do raciocínio lógico e dedutivo do aluno.
Antonio Eudes, Dércio Avelino, Genicleilton, Sobrinho Leite e Zezé Cardoso.

Anônimo disse...

Através do repositório do projeto unijuí, podemos trabalhar a Matemática voltada para a realidade do nosso aluno, facilitando a aprendizagem, uma vaz que o mesmo incentiva através de animações riquíssimas,ligando teoria e prática.

Anônimo disse...

Unidade Curricular: Entendendo os Espelhos de Gauss.
Grau em módulo que será utilizado: 2ª SÈRIE DO ENSINO MÉDIO.
Objetivos:
Observar as propriedades geométricas da luz e suas características ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo com a finalidade de fazer previsões.
Habilidades a Serem Alcançadas:
Relacionar a física enquato construção humana, asoectos de sua História e rela ção com o contexto cultural, social, político e econômico.
Desenvolver a capacidade de investigação física. Identificar regularidades. Compreender o conceito de medir, faser hipóteses, testar.
Conceitos:
Espelhos esféricos Côncavo e Convexo.
Conhecimentos Associados:
reflexão.
Estratégias: Mostrar que espelhos de maquiagem, retrovisores, espelhos de garagens e supermercados, lâmpadas de enfeites de árvore natalina ou mesmo as fases de uma colher são bons exemplos de tais espelhos.
Para complementar neste sentidofazer experimentos mostrando o que acontece com um raio ou feixe luz ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo e a posição que os objetos devem ser postos para enxergarmos diferentes imagens.
O objeto em estudo, espelhos de Gauss se muito útil na solidificação dos conceitos apreendidos.

Anônimo disse...

Unidade Curricular: Entendendo os Espelhos de Gauss.
Grau em módulo que será utilizado: 2ª SÈRIE DO ENSINO MÉDIO.
Objetivos:
Observar as propriedades geométricas da luz e suas características ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo com a finalidade de fazer previsões.
Habilidades a Serem Alcançadas:
Relacionar a física enquato construção humana, asoectos de sua História e rela ção com o contexto cultural, social, político e econômico.
Desenvolver a capacidade de investigação física. Identificar regularidades. Compreender o conceito de medir, faser hipóteses, testar.
Conceitos:
Espelhos esféricos Côncavo e Convexo.
Conhecimentos Associados:
reflexão.
Estratégias: Mostrar que espelhos de maquiagem, retrovisores, espelhos de garagens e supermercados, lâmpadas de enfeites de árvore natalina ou mesmo as fases de uma colher são bons exemplos de tais espelhos.
Para complementar neste sentidofazer experimentos mostrando o que acontece com um raio ou feixe luz ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo e a posição que os objetos devem ser postos para enxergarmos diferentes imagens.
O objeto em estudo, espelhos de Gauss se muito útil na solidificação dos conceitos apreendidos.

Anônimo disse...

A animação encontrada no site visitado nos deixou muito impressionados, pois a realidade proposta pelas animações são cheias de realidade e e dispostas de forma a fortalecer a teoria dos conteúdos individualizados nos nossos livros didáticos e por isso este suporte nos trás um realismo que facilita o aprendizado dos nossos alunos.