domingo, 17 de agosto de 2008

REFLEXÕES DO TEXTO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAS MULTIMIDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL


Depois de terem lido e discutido o texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional (César Nunes), em grupos, e de terem refletido sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia - o contexto cognitivo e o contexto de ensino -, socializem aqui suas reflexões. Não se esqueçam de identificar os nomes dos membros do grupo e a turma de que fazem parte. Boa reflexão!
Socorro e Regina

25 comentários:

Auciélia, Erivânia, Luciene, Maria José, Ození e Rejane disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional discute o desenvolvimento e uso destes recursos, mostrando que para o educador a multimídia é de caráter muito mais definitivo, quando se trata de informações visual e auditiva. Este recurso oferece um estudo e aprendizagem de forma atualizada, dando oportunidade de mostrar o abstrato na prática. Ainda ressalta que o aluno precisa saber quando e como usar suas habilidades, a fim de transferir seus conhecimentos para diferentes situações. Tendo em vista que a didática e metodologia do educador vem sendo cada dia mais transformada, de forma significante, se faz necessário que este tenha um objetivo quando se trata de trabalhos realizados com a multimídia, ainda sendo necessário uma situação avaliativa. Ainda foi surgerido 4 focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia: Centrado no aluno/aprendiz, Centrado no conhecimento, Centrado em avaliação e Centrado na comunidade. Uma maneira de garantir a existência dessas características seria necessário atividades dos tipos: "mão na massa", "cérebro na massa" e "reais ou realísticas".

Turma 2: Auciélia, Erivânia, Luciene, Maria José, Ození e Rejane

Ze luis, Madalena, Franco, Pessoa, Rita e Jorge. disse...

texto: como utilizar objetos de aprendizagem (Cesar Nunes)

Modalidades e Instrumentos

O texto nos mostra que os conteúdos apresentados através de instrumentos usando a multimídia facilita e oferece o melhor desempenho do aluno diante do que está sendo estudado.
Podemos usar textos, imagens, esquemas, áudio e vídeo através de simulação e animação em 3D.A simulação dever ser verossímil e a animação deve facilitar o manuseio de seus objetos de forma que o usuário passa interagir com o objeto, possibilitando assim uma aprendizagem eficaz.

Jorge Luis e Pessao Neto disse...

Unidade Curricular: Entendendo os Espelhos de Gauss.
Grau em módulo que será utilizado: 2ª SÈRIE DO ENSINO MÉDIO.
Objetivos:
Observar as propriedades geométricas da luz e suas características ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo com a finalidade de fazer previsões.
Habilidades a Serem Alcançadas:
Relacionar a física enquato construção humana, asoectos de sua História e rela ção com o contexto cultural, social, político e econômico.
Desenvolver a capacidade de investigação física. Identificar regularidades. Compreender o conceito de medir, faser hipóteses, testar.
Conceitos:
Espelhos esféricos Côncavo e Convexo.
Conhecimentos Associados:
reflexão.
Estratégias: Mostrar que espelhos de maquiagem, retrovisores, espelhos de garagens e supermercados, lâmpadas de enfeites de árvore natalina ou mesmo as fases de uma colher são bons exemplos de tais espelhos.
Para complementar neste sentidofazer experimentos mostrando o que acontece com um raio ou feixe luz ao refletir-se num espelho côncavo ou convexo e a posição que os objetos devem ser postos para enxergarmos diferentes imagens.
O objeto em estudo, espelhos de Gauss se muito útil na solidificação dos conceitos apreendidos.

Edilson Gonzaga disse...

O texto em destaque trata do prisma que circundam a utilização das multimídias, a adequada utilização trás para os alunos, professores e ambiente escolar de uma forma geral ganhos que dificilmente seriam obtidos sem a utilização dos mesmo.
As facilidades que podemos ter com o auxílio do aparato tecnológico, possibilita aos discentes, compreender temas e conceitos de difícil comprovação, visto que, não serem encontrados, na natureza, de forma visível e aparente, assim este vislumbro trás para as salas de aula algo novo e real que aliado aos conteúdos torna o aluno um ser de maior capacidade interpretativa.
Mas, é importante saber correlacionar os equipamentos multimídias com a correta aplicação conceitual.

Geane, Disnelândia e Diógenes disse...

O texto de Cesar Nunes coloca em discussão o uso de recursos multimídias na educação,mostra que o professor pode oferecer diversas estrátegias para melhorar o desempenho do aluno diante do que está sendo estudado. Este recurso fortalece a necessidade do aluno construir e reconstruir seu conhecimento, proporciona uma interação criativa entre o aprendiz e o conteúdo, facilitando o desenvolvimento de habilidades e competência, ainda mostra que o aluno deve estabelecer relações entre seu conhecimento prévio e diferentes situações de vida.

Ângelo Gustavo;Cristiane;Divamar;Edi disse...

De acordo com o texto de Cesar Nunes,para que ocorra uma transformação do processo de ensino aprendizagem,os países tem que investir,equipando as escolas e capacitando os professores para o uso de multímidia.No contexto cognitivo,os alunos se tornam capazes de desenvolver estratégias,transferindo os conhecimentos adquiridos para outras siutações.Com o auxílio desta nova ferramenta,muda-se o foco de aprendizagem mecânica e suas avaliações,através de estímulos dinâmicos como áudio, vídeo e animações,entre outros.No contexto de ensino, é importante levar em consideração os níveis do indivíduo como aprendiz,da escola, e do distrito/região ou estado,ou seja, trabalhar com a realidade do aluno.No processo de ensino-aprendizagem podemos utilizar vários recursos,sendo que cada um tem as suas limitações.O livro tem como vantagens o manuseio,são agradáveis de ler,mas possuem limitações para desenvolver a capacidade cognitiva do aluno.Enquanto que as páginas da web,embora cansativas,podem ser modificadas e atualizadas,tornando mais fácil as experimentações sobre conceitos que não podem ser experimentados em laboratórios escolares.Diante disso, os recursos multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação,pois apresenta flexibilidade facilitando a troca de informações e reuso dos materiais.

Meire, Nerônica, Dio, Quaresma disse...

REFLEXÃO:
O texto fala que muitos países investem no uso da tecnologia em educação mas não nao se valoriza o desenvolvimento e disponibilização de conteúdo significativo e viável economicamente.
Segundo ele, os multimeios facilitam a aprendizagem, oferece a oportunidade de trabalhos em diferentes níveis, contextos escolares, promovem a pratica de atividades de forma interativa, e acesso a conteúdos atualizados constantemente, como é o caso de multimídia para computador, e envolve todos os que fazem a educação. Hoje há uma necessidade de se pensar em competências e habilidades além da abstração. Para isso, tem-se que traçar objetivos de modo que favoreça a capacidade de análise, síntese, comunicação e reflexão sobre modo de representação do mundo. Embora o uso dessa tecnologia esteja condicionado ao entendimentos das influencias dos fatores cognitivos e a adaptação da escola pra uso desse recurso.
Apresenta dois contextos: o cognitivo, que tem como foco o "aprender fazendo" envolvendo o "saber quando e como usaremm suas habilidades", o aprender de forma ativa, baseada em projetos e situaçoes-problema. No contexto de ensino, o foco é a contextualização do planejamento centrado no aluno, no conhecimento, na avaliação e na comunidade. Para isso, apresenta cinco modalidades de apresentaçao do conteudo: texto,imagem, audio, video e simulação. Como serem usados e os pontos positivos e negativos de cada modalidade e intrumentos. Por fim, os recursos multimidias tem um potencial enorme para melhora a educação. Apesar disso, o foco precisa permanecer nos alunos como suas motivações e desafios, nas areas de conhecimentos a serem exploradas. Assim todos, desenvolveres de software, professores e instituições tem um papel fundamental a desempenhar na criação de multimidias como os OAs, e de projetos como o RIVED, que é um exemplo valioso de colaboração entre educadores, alunos e desenvolvedores e definidores de politicas educacionais.
GRUPO:Meire,Quaresma, Nerônica e Diogenes.

Ana Lúcia, Dijenaide e Regina Lúcia disse...

O texto tenta mostrar a importância da muitimídia para a educação sem desvalorizar o existente hoje - o livro. Abordando a flexibilidade quanto ao uso desses meios, visto que a sua utilização tem que ter um objetivo definido, explorando as áreas de conhecimento estimulando o desenvolvimento da aprendizagem.

Antonio Fernandes,Ocelino, Édson Fernandes e Juliana Karla disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional do autor César Nunes, traz uma análise da importância do uso da multimídia como ferramenta nesse contexto. É importante ressaltar como o uso da multimídia pode ser um instrumento potencializador no desenvolvimento da aprendizagem e como pode contribuir para o professor se tornar um agente intermediador desse processo, levando em consideração os diferentes níveis educacionais em que o aluno pode está inserido. Torna-se necessário porém, um melhor uso desse instrumento no planejamento escolar, é fundamental que ele possa ser utilizado como uma forma de ampliar os conhecimentos de sala de aula, levando o aluno a aproximar a teoria com a prática tornado o processo ensino aprendizagem eficiente e eficaz na construção do conhecimento do aluno.

Lázaro, Hugo Brito e Cícero disse...

Turma 8 - Matemática

O texto Desenvolvimento de Materiais Multimídia e Seu Uso no Contexto Educacional destaca a importância do uso de materiais multimídia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e também proporcionar ao aluno relacionar o conteúdo com sua aplicabilidade no dia-a-dia, ou seja, o aprender fazendo.
Diante dos recursos tecnológicos é importante lembrar que eles são apenas um recurso a mais para facilitar a aprendizagem e não substitui o livro didático.
Temos ainda que levar em consideração a realidade de cada aluno e de cada comunidade e aproveitar para explorar o conhecimento prévio do aluno.
Sabemos que diante de um mundo globalizado não podemos abrir mão de uma ferramenta tão importante, mas devemos ter cuidado para não utilizar de forma que, ao invés, de ajudar possa prejudicar a aprendizagem.

Cezar, Heronides, João Batista e Sobrinho disse...

O texto em epígrafe faz análise do uso de ferramentas virtuais aplicadas aos conteúdos de sala de aula mostrando a importância desses instrumentos no desenvolvimento de habilidades e ampliação do raciocínio bem como na resolução de problemas e montagens de novas estratégias. No entanto, o rápido incremento das novas tecnologias vem criando um espaço vazio no que diz respeito ao que foi construído até então com o uso do livro como complemento na construção do conhecimento e o que podemos adquirir a partir de agora com o uso da web. Entendemos que as condições postas (o não hábito da leitura, dificuldades de alfabetização etc,) acabou por quebrar o processo de viabilização na aquisição e fixação dos conhecimentos necessários para o bom desempenho no uso dessas ferramentas . Portanto, o domínio da leitura e escrita, são pré-requisitos essenciais para o preenchimento desse vazio estabelecido que por vezes acaba tornando distante a prática cotidiana do uso do livro em sala de aula e as múltiplas possibilidades trazidas pelo uso da web. Muitas vezes ficamos com a comodidade de se trabalhar o livro na abordagem dos conteúdos e deixamos de ousar tentando acoplar o uso do computador nesse processo.

Adaécio Lopes, Francenildo Silva e Gilberto Alves disse...

O texto de Cesar Nunes sobre o desenvolvimento de materiais multimidia e seu uso no contexto educacional traz a tona coisas que já discutimos antes mediante outros textos apresentados neste curso. Na introdução o autor fala da necessidade de desenvolver tais instrumentos e quais as alternativas para o uso na sala de aula. Fala também sobre os diversos atores envolvidos na tarefa de construção dos objetos multimidia. No decorrer do texto o autor fala sobre a necessidade de se informar sobre o contexto cognitivo em que está imerso o aluno e o contexto de ensino. mostra para quem devem ser focados o desenvolvimento dos materiais, embora cite que "claramente não há limites bem definidos entre esses quatro focos": aluno, conhecimento, avaliação e comunidade. discorre sobre as modadlidades dos instrumentos, que são as simulações e animações. Enfim, o texto mostra a importância do uso de tais objetos e por último informa sobre os vários tipos de materiais multimídia.

erivan, alderina e tião dias disse...

Turma 11
Alderina,erivan e tião.
O texto de Cesar Nunes mostra claramente a importância das multimídias como ferramentas de ensino e aprendizagem na educação.A grande importância está na flexibilização de apresentação dos conteúdos, para isso, o autor destaca essa apresentação em cinco modalidades; texto, imagem, áudio,vídeo e simulação.Outro ponto de destaque está respaldado no contexto de ensino quando esses recursos estão centrados no aluno,no conhecimento, na avaliação e na comunidade.Esses instrumentos constituem um feedback na construção da aprendizagem.

deverra78 disse...

Esse texto de Cesar Nunes traz a importância da multimídia, dentro dos contextos: Ensino,Cognitivo e outros. Mostra que uso dessa ferramenta é muito importante, mas não é o único. Deve-se haver uma mesclagem de todas as ferramentas para uma melhor forma de ensino-aprendizagem. Apresenta a multimídia como facilitadora da aprendizagem devido aos seus recursos lúdicos como animações, mensagens, simulações, etc. Mas que devem ser consideradas outros meios de aprendizagem, como livros e materiais didáticos.

Turma 11
Componentes:
DERCIO AVELINO
ANTONIO EUDES
ZEZÉ CARDOSO
GENICLEILTON

Carlos Antônio, Neuza disse...

De acordo com o texto de Cesar Nunes, o avanço tecnológico dos países desenvolvidos se deu a partir de investimentos na educação e tecnologia, enquanto no Brasil este avanço aconteceu de forma lenta, atrasada, jogada para os profissionais da educação. Houve muito investimento financeiro, só que não está deixando retorno esperado. Muitas vezes achamos que a informática seria o ideal para transformar o ensino, no entanto, a mutimídia é mais uma ferramenta que veio somar para a construção da aprendizagem do aluno.

Anônimo disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional discute sobre o alto investimento desses recursos tecnológicos no que é apenas mais uma ferramenta para o auxílio na aprendizagem. Mas a princípio essas ferramentas deve ser bem trabalhada ,ou passa a ser mais uma peça sem uso importante no museu da educação sucateada. Então não devemos esquecer que para se ter uma melhor utilização dos recursos deve-se ter uma orientação ou seja um professor. leide, Elói, ,Ubesniê, Glicério e Lindomar. Turma 11

M A R C O S disse...

O texto é interessante pois, mostra uma necessidade de adaptação dos Recursos de Multimídia, para o público alvo, desenvolvendo a idéia que deve existir uma flexibilidade dos programas utilizados objetivando o melhor apredizado de todos.
Cabe salientar, que apenas informatizar as escola com novas multimídias, não vai resolver o problema de aprendizagem, é preciso segundo o autor, desenvolver programas que auxiliem o verdadeiro aprendizado, capacitando no aluno habilidades para que o mesmo seja um cidadão consciente e autoditada.

Marcos Cesar G. de Souza

Wendel , Ney disse...

O texto de César Nunes desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional mostra que não é preciso apenas equipar as escolas com recursos e instrumentos educacionais, mas também é precioso qualificar os profissionais em educação para poder aplicar tais recursos com aplicabilidade viável a aprendizagem do aluno.Os recursos multimídias visa facilitar e criar oportunidades fazendo com que os professores e alunos percebam que a tecnologia auxilia e fortalece o ensino aprendizagem.

Luiz Lopes e Lúcia Cesário disse...

O texto Desenvolvimento de Materiais Multimídia e Seu Uso no Contexto Educacional aborda que em muitos países há investimentos em educação na área tecnológica visando uma melhoria no processo ensino aprendizagem, no entanto, existe uma contradição no que se refere a realidade educacional, pois toda essa tecnologia sem nenhum investimento humano não atinge as metas estabelecidas no contexto educacional.

Maria Antonia, Flávia, Ana Maria e Juacylene disse...

O texto desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional traz como principais discussões:
*Sobre os autores dos recursos multimídia;
*Ambientes e ferramentas utilizadas na produção dos recursos multimídia;
*Recursos multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação;
*Professores e alunos tem um papel a desempenhar na criação de multimídia;
*Flexibilidade é uma característica chave em conteúdo multimídia;

reginaldo rego ; geraldo moisés , jonas terceiro disse...

O texto comentado multimídia de Cesar Nunes enfoca a importância didática para a melhor aprendizagem do alunado, onde condiciona os temos através de diversos contextos dinâmicos, oportunizando uma auto-critica professor e aluno

Erivelton e Terceiro disse...

Ao analisarmos o texto de César Nunes, abordando objetos de aprendizagem, percebemos que não basta apenas dispormos de materiais multimídia. É necessário que haja também a capacitação dos profissionais que lidam com essas ferramentas pedagógicas. Um fator importante é que esse instrumento auxilia o trabalho do professor e oportuniza a dinâmica do entendimento, favorecendo a compreensão. Dessa forma, fica mais fácil entender os conteúdos trabalhados por meio das animações. Enfim, isso favorece a cognição, permitindo a habilidade de aprender a aprender.

Hermes e Jacó disse...

Após a leitura e discussão do texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional" de Cesar Nunes, destacamos alguns tópicos relevantes como:
- Escolas equipadas, porem professores capacitados;
- A importância do fazer, refazer, aprender e reaprender no contexto cognitivo;
- Estudantes precisam saber quando e como usar suas capacidades e habilidades;
- A contribuição obtidas no contexto de ensino;
- Pontos positivos como simulações e animações para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Kaio e Lamarck disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto Educacional, mostrá-nos o quanto é importante no mundo globalizado a inclusão de conteúdos multimídias nas escolas, possibilitando ao educando uma maior estímulo a pesquisa.
É importante salientar que o trabalho com conteúdos multimídias em sala de aula é ainda uma dificuldade para nós educadores, pois, não dispomos de uma uma qualificação técnica adequada na utilização destes recursos.

Francileide disse...

Francileide
Por meio do uso da tecnologia
da informação,novos parãmetros de aprendizagem estão surgindo,sobretudo através da utilização de computadores e internet.Dessa forma,os objetos virtuas de aprendizagem estão sendo cada vez mais utilizados por educadores e alunos como forma de ampliar os conhecimentos.
No entanto,é de suma importância q na produção de um objeto virtual de aprendizagem,alunos e educadores lancem um olhar sobre a realidade e filtrem as informações relevantes para o exercício da criatividade por isso,os recursos tecnológicos devem ser utilizados de formainteligente pelos usuários de modo a enriquecer os conhecimentos e estimular a capacidade criativa dos estudantes.