domingo, 17 de agosto de 2008

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Queridos cursistas,O curso está quase acabando...que pena! Este espaço foi feito especialmente para a postagem dos esboços/roteiros de um objeto de aprendizagem que vocês criaram no quarto encontro presencial, a partir de um assunto retirado do seu programa de ensino. Temos certeza de que as criações estão grandiosas, pois ninguém melhor do que vocês para escolher e delinear um roteiro de um objeto de aprendizagem conforme as necessidades da sua sala de aula e das suas turmas.Estamos aguardando!!
Socorro e Regina.

27 comentários:

Anônimo disse...

Tema: Ecologia
Público-alvo: 3° série
Objetivos: Identificar a fauna e flora de cada região( Mata atlântica,mangue e caatinga).
Compreender o equilíbrio biológico de cada região;

Metodologia: Serão desenvolvidas a interação das regiões, individualizando a fauna e flora endêmica de cada uma.Pré-requisitos para o aluno: conceitos básicos de ecologia.A atividade será dividida em 2 etapas,a primeira através da aula expositiva e dialogada e a segunda parte na sala de informática.Temppo: 3 horas/aulas.
Avaliação: O aluno será avaliado através da interação,participação e elaboração de um relatório sobre o resultados obtidos.
Referência Bibliográfica: Amabis,José Martho & Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia das Populações. 2. ed- São Paulo: Moderna, 2004.

Anônimo disse...

Tema: ESTUDO DOS GASES
Disciplina: QUÍMICA
Público-alvo: 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Esse conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas com auxílio do livro didático para que os alunos compreendam as definições que existem nos livros sobre os gases, fazendo relações com situações do cotidiano. Fazer com que os estudantes entendam o comportamento dos gases diante das variáveis TEMPERATURA, VOLUME E PRESSÃO. Proporcionar ao aluno para que ele possa utilizar as fórmulas matemáticas que relacionam essas três variáveis.

Anônimo disse...

Turma: 5
Disciplina:Matemática
A turma na qual o software pode ser aplicado é o sétimo ano/primeira série do ensino médio. O conteúdo explorado será números racionais.O nome do jogo é Dominó dos Racionais, e consiste na seguinte situação: O aluno divide as peças que são formadas com frações equivalentes (em forma de números mistos, forma simplificada, decimais ou dízimas periódicas. A medida que eles forem colocando suas pedras, o outro jogador procurará nas suas uma equivalente para poder jogar.Ganha o jogo quem terminar suas pedras primeiro ou ficar com o menor número de pedras.
Atenção:Cada vez que alguém errar, ele tem direito a uma nova chance, se insistir no erro sairá do jogo,para isso se faz necessário a presença de um professor coordenando ojogo.

Anônimo disse...

TEMA: Eletricidade
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3ª Série do Ensino Médio
Assunto: Cargas Elétricas

OBJETIVO
- Identificar fenômenos eletrostáticos no cotidiano;
- Conhecer como as cargas elétricas interagem entre si;
- Identificar processos de eletrização.

NA SALA DE AULA
Através de exemplos que envolvem processos de eletrização, tais como: o atrito entre corpos e a observação desses fenômenos como base para aprendizagem. Levantar situações problemas em que si verifica a atração ou repulsão entre corpos eletrizados. EXEMPLO: ATRITAR UM CANUDINHO PLÁSTICO COM UM GUARDANAPO DE PAPEL, E, VERIFICAR O QUE ACONTECE QUANDO APROXIMA O CANUDO ELETRIZADO DA PAREDE DA SALA DE AULA.

Anônimo disse...

TEMA: Eletricidade
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3ª Série do Ensino Médio
Assunto: Cargas Elétricas

OBJETIVO
- Identificar fenômenos eletrostáticos no cotidiano;
- Conhecer como as cargas elétricas interagem entre si;
- Identificar processos de eletrização.

NA SALA DE AULA
Através de exemplos que envolvem processos de eletrização, tais como: o atrito entre corpos e a observação desses fenômenos como base para aprendizagem. Levantar situações problemas em que si verifica a atração ou repulsão entre corpos eletrizados. EXEMPLO: ATRITAR UM CANUDINHO PLÁSTICO COM UM GUARDANAPO DE PAPEL, E, VERIFICAR O QUE ACONTECE QUANDO APROXIMA O CANUDO ELETRIZADO DA PAREDE DA SALA DE AULA.

Gustavo, Quaresma, Meire disse...
19 de Agosto de 2008 11:49

Anônimo disse...

NOME DO OBJETO: CAMINHANDO COM A MATEMÁTICA
TEMA: MATEMÁTICA FINANCEIRA
OBJETIVOS:
1 - Trabalhar a matemática financeira de forma lúdica e interativa.
2 - Aplicar os conceitos de porcentagem, juros simples e/ou compostos em situações vivenciadas no cotidiano do aprendiz.
PUBLICO-ALVO:Como a matemática financeira está presente na proposta curricular de todas as series do ensino médio, fica a critério do professor adaptar à sua realidade.
DESCRIÇÃO:
1 - Em um ambiente de cidade, com vários pontos destacados, tais como, supermercado, bancos, farmácia,posto de gasolina, receita federal, etc o personagem "X", passeio enfrentando diversas situações-problema, envolvendo porcentagem, juros, multas, descontos entre outros, relacionados a cada ambiente.
2 - Em cada ponto escolhido ele deverá responder corretamente cada situação apresentada, só assim poderá entrar em outro local. Caso não acerte, deverá fazer novas tentativas.
3 - Poderá dar opção de um percurso pre-definido ou de escolha do percurso, isto é, ele poderá iniciar de qualquer ponto destacado.
4 - A atividade é considerada concluída quando o usuário, tiver visitado todos os pontos definidos.
5 - Em cada ponto poderá ser fornecidas dicas com a teoria ou pistas de como ele poderia sair daquela situação.

Grupo: Disnelândia, Geane, Nerônica.

Anônimo disse...

Tema: Estudo dos gases
Disciplina: Química
Público alvo 1ª Série do ensino médio

Objetivos: Mostrar as propriedades dos gases, analisar os efeitos dos gases sobre a matéria, bem como seu uso no cotidiano, Mostrar os diferentes tipos de gases.

Metodologia: Serão desenvolvidas diferentes experiências para mostrar a aplicabilidade e o efeito dos gases sobre a matéria, mostrando entre outras coisas que alguns são mais densos que outros, alguns são combustíveis, que outros apagam fogo, que outros alimentam a chama entre outras propriedades.

Tempo de duração: 3 aulas.

Avaliação: Será feita de forma contínua e processual, visando construir o conhecimento do aluno.

Anônimo disse...

Tema: Estudo dos gases
Disciplina: Química
Público alvo 1ª Série do ensino médio

Objetivos: Mostrar as propriedades dos gases, analisar os efeitos dos gases sobre a matéria, bem como seu uso no cotidiano, Mostrar os diferentes tipos de gases.

Metodologia: Serão desenvolvidas diferentes experiências para mostrar a aplicabilidade e o efeito dos gases sobre a matéria, mostrando entre outras coisas que alguns são mais densos que outros, alguns são combustíveis, que outros apagam fogo, que outros alimentam a chama entre outras propriedades.

Tempo de duração: 3 aulas.

Avaliação: Será feita de forma contínua e processual, visando construir o conhecimento do aluno.
Antônio Fernandes, Édson Fernandes e Ocelino.

Anônimo disse...

DISCIPLINA: FÍSICA
TEMA: ONDAS
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASSUNTO: ONDAS MECÂNICAS

OBJETIVOS:

- Identificar a existência de ondas mecânicas a partir de exemplos práticos do cotidiano.

- Fazer os alunos entenderem o conteúdo Ondas utilizando o objeto de aprendizagem escolhido.

- Mostrar como se mede o comprimento de uma onda mecânica.

NA SALA DE AULA:

- Através de uma corda onde podemos gerar na mesma uma série de pulsos. Em seguida determinar a distância entre duas cristas ou dois vales, obtendo assim seu comprimento de onda.

- O principal objeto aqui é fazer com que os alunos associem a palavra ONDA, com exemplos prático existentes em seu dia-a-dia.Como por exemplo: as ondas geradas numa corda, as ondas criadas na superfície da água parada ao se lançar um objeto sobre a mesma.

Em seguida, calcular o comprimento da onda gerada pela corda.

Anônimo disse...

Objeto Virtual de Ensino

Disciplina: Matemática

Nome do Objeto:A Geometria Plana no Colégio.

Objetivos:
- Identificar as diversas formas geométricas.
- Calcular a área das figuras planas

NA SALA DE AULA
A turma será dividida em grupos e estes deverão observar as diversas formas geométricas em todo o colégio.
Em seguida,com o uso de trenas, os alunos deverão medir o comprimento de uma sala de aula, a altura de uma porta,..., e mostrar que através dessas medidas poderão ser encontradas suas áreas.
Através dessas situações-problemas mostrar como a matemática está inserida no dia-a-dia, fazendo com que os alunos possam saber, por exemplo, como comprar a quantidade certa de cerâmica para ser colocada no piso da casa em que mora.

Anônimo disse...

Objeto Virtual de Ensino

Disciplina: Matemática

Nome do Objeto:A Geometria Plana no Colégio.

Objetivos:
- Identificar as diversas formas geométricas.
- Calcular a área das figuras planas

NA SALA DE AULA
A turma será dividida em grupos e estes deverão observar as diversas formas geométricas em todo o colégio.
Em seguida,com o uso de trenas, os alunos deverão medir o comprimento de uma sala de aula, a altura de uma porta,..., e mostrar que através dessas medidas poderão ser encontradas suas áreas.
Através dessas situações-problemas mostrar como a matemática está inserida no dia-a-dia, fazendo com que os alunos possam saber, por exemplo, como comprar a quantidade certa de cerâmica para ser colocada no piso da casa em que mora.

Hugo Brito, Lázaro, Cícero, Sobrinho e Ana Lúcia.

Anônimo disse...

Erivan, Sebastião, Alderina e Lindomar.

Tema:Soluções.
Público Alvo: 2ª série do ensino médio.

Objetivos:
- Mostrar a importância da concentração das soluções em nosso cotidiano;
- Utilizar as diferentes formas de
expressão da concentração de uma solução e suas unidades.

Metodologia: Serão utilizados recursos como ferramentas multimídias se usando o laboratório de informática. E exposição de materiais didático se em sala de
aula.

Avaliação: Quantitativa, quando os alunos efetuarem os cálculos das concentrações e qualitativa quando solicitado aos alunos que expliquem os procedimentos adotados na realização do experimento.


Tempo de duração; 02 aulas.

Anônimo disse...

Tema: Genética - 1ª Lei de Mendel
Público-alvo: 3ª série
Objetivos: Reconhecer alguns termos utilizados na Genética.
Identificar através de cruzamentos os descendentes puros e híbridos comprovando os experimentos de Mendel.

Metodologia: O material apresentado será dividido em três partes, primeiro, exploração dos conhecimentos prévios dos alunos, no segundo, aula expositiva e, no terceiro momento na sala de informática. Tempo: 03 horas/aula.
Avaliação: O aluno será avaliado através de atividades coletivas e individuais.

Referência Bibliográfica:
Amabis,José Martho & Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia das Populações. 2. ed- São Paulo: Moderna, 2004.

Anônimo disse...

Tema:

Máquinas Térmicas (Primeira Lei da Termodinâmica)

Público-alvo: 2a Série do Ensino Médio

Metodologia:

A interface gráfica mostraria um recipiente fechado a volume constante com uma tampa móvel que serve para movimentar alguma coisa. O aluno terá a possibilidade de alterar os valores da quantidade de calor transmitida ao recipiente e o tipo de gás presente no sistema físico. Após cada alteração de valores será gerado um valor para o trabalho. Far-se-à uma simulação alterando os valores da quantidade de calor com o mesmo gás; e depois alterando o gás sujeito à mesma quantidade de calor.

Tempo de duração:2 horas/aulas

Objetivos:

1) Levar o aluno a chegar à conclusão - utilizando o método de aprendizagem por descoberta - de que existe uma relação de proporcionalidade entre as grandezas Calor e Trabalho mecânico realizado (1a simulação);

2) construir com o aluno o conceito de Energia Interna do gás (2a simulação).

3) com esses passos construir a idéia e expressão matemática da 2a Lei da Termodinâmica

Avaliação:

Através de observação e entrega de relatório sobre a prática

Unknown disse...

DISCIPLINA : MATEMÁTICA
OBJETO DE ESTUDO: GEOMETRIA
ASSUNTO : SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS RETÂNGULOS
SERIE : 9º ANO
METODOLOGIA : Atividade realizada em pequenos grupos
OBJETIVO : Medições de alturas de pontos específicos da cidade, como; prédios torres , caixa dàgua e etc ... , através da sombra, utilizando o sol, sem a necessidade de subir nesses lugares pra fazer sua medição.
COMPONENTES INTERDISCIPLINAR: Uso do fuso horário, para saber o melhor horário para uma medição mais precisa, de acordo com o fuso de cada região.
Essas medições serão feitas utilizando a geometria, mais especificamente a semelhança de triângulos retângulos.através das sombras provocadas pela luz solar, e o uso comparativo das grandezas proporcionais.

Componentes:
DERCIO AVELINO
ANTONIO EUDES
ZEZÉ CARDOSO
GENICLEILTON

Anônimo disse...

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Turma 14
Professores: Jonas Terceiro e Reginaldo Rêgo

Utilizando-se dos meios de aprendizagem oferecidos pelo RIVED, criamos um objeto de aprendizagem para ser desenvolvidos com nossos alunos,na disciplina de química, mas especificamente para os nossos alunos do 2º ensino médio, com o tema de titulação, uma análise volumétrica sobre o teor de ácido nos vinagres que consumimos em nossas casas no dia-a-dia, analisando-os se estão dentro do padrão de consumo indicado nos seus rótulos.

Wendel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tema: Verificação da eletrização por atrito.

Público alvo : 3 ano - Médio

Objetivos : Conceituar e definir o processo de eletrização por atrito.

Metodologia : Inicialmente a aula será expositiva e dialogada com discussões acerca do assunto.Em seguida os alunos são chamados a atritar a caneta contra o seu cabelo e aproximá-la de pequenos pedaços de papel objetivando verificar o fenômeno de atração e repulsão.

Recursos didáticos
quadro, giz materiais de baixo custo como caneta e papel.

Avaliação
Será feita uma discussão com os alunos levando em conta a sua participação durante a aula.

Anônimo disse...

Tema:Reino Protista - Trypanossoma cruzi
Público-alvo: 2ª série
Objetivos: Identificar as principais características da Doença de Chagas, o modo de transmissão e prevenção.
Metodologia: A princípio discutiremos os conceitos sobre o agente etiológico causador da doença, seus reservatórios naturais, hospedeiro intermediário e definitivo, mecanismo de ação da doença e profilaxia. Em um segundo momento, será utilizado lâminas fixadas com o respectivo protozoário e cortes de tecidos infectados visualizadas ao microscópio óptico.
Duração da aula: 2 h/a
Avaliação: Fazer esquema do que foi visualizado (através de desenhos identificados) e socialização com a turma.
Referência Bibliográfica: Amabis, José Martho & Martho, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Seres Vivos. 2. Ed. Moderna, São Paulo, 2004

Anônimo disse...

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
TEMA: Noções de Estatísticas
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 1º ano
ASSUNTO: Médias Aritméticas simples e Ponderada.
OBJETIVO: identificar a Média Aritmética Simples e a Média Ponderada em situações problemas vivenciadas no dia-a-dia.
NA SALA DE AULA: Será feito uma exposição do assunto através de aulas expositivas como também será utilizado o laboratório de informática como recurso de pesquisa para ampliar o conhecimento do referido assunto. Também a turma será dividida em grupos para desenvolver atividades de pesquisas que envolva situações tais como: a)cálculo referente a média das avaliações bimestrais e finais da turma em evidência; b) média de aumento do salário mínimo nos últimos quatro anos; c) média da inflação da cesta básica nos últimos quatro anos.

Anônimo disse...

Tema: Operações com números inteiro
Público-alvo: 1ª ensino médio
Objetivos:trabalhar as regras de operações com números inteiro;
mostrar a relação de ordem dos números inteiro na reta real;
Material:Uma roleta enumerada de -5 a 5 e uma trilha enumerada de -10 a 10.
Número de participantes: 02
Metodologia: cada participante em sua vez gira a roleta e o resultado obtido será somado ao número correspondente a posição ocupada por ele na trilha(reta real).

Anônimo disse...

CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Utilizando-se das informações do RIVED, criamos um objeto de aprendizagem, para ser utilizado com nossos alunos especificamente do 2 ensino médio na disciplina de química, referente ao assunto de oxi-redução.
ASSUNTO: REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO
TEMA: PILHA DE DANIEL
PÚBLICO ALVO:2 ENSINO MÉDIO
Objetivo: Fazer com que oaluno ao final desta aula, reconheça os elementos que sofrem oxidação e redução, o agente redutor e o oxidante;e entender como acertar os coeficientes de uma reação, e sua aplicabilidade no cotidiano.
Tempo estimado: 4 aulas-horas: duas teóricas e duas práticas)
Metodologia:
Expositiva: trabalhar o conteúdo em sala de aula, e em grupos discutir a aprendizagem de ensino.
Práticas: no laboratório de informatica trabalhar com a simulação criada como objeto de aprendizagem na prática.
Avaliação:a avaliação deve ser quantitativa e qualitativa, analisando as respostas das questões propostas e seu desenvolvimento e compreensão da prática utilizada.

Anônimo disse...

TEMA: Polpe seu Bolso
ASSUNTO: Estatística
PÚBLICO-ALVO: 1ª série
OBJETIVO: trabalhar gráficos e as medidas de tendência central dentro da realidade cotidiana de cada aluno.
DESCRIÇÃO: Será monstrada uma cidade destacando postos de combustíveis em um mini-mapa. O aluno escolhe no mapa o posto que quer ir, ativando o sistema GPS do transporte, que indicará o caminho mais curto até o posto desejado. Em cada posto o aluno deverá fazer uma coleta de preços de combustíveis a fim de trabalhar esses dados de acordo com o conteúdo estudado em sala de aula. Com a análise dos dados obtidos, o aluno deverá:
° fazer um gráfico TIPO x PREÇO do combustível de cada posto visitado;
° calcular a porcentagem de diferença de preço do combustível mais caro em relação ao mais barato, em cada posto;
° mostrar a média aritmética, a moda e a mediana dos diferentes tipos de combustíveis, nos diversos postos.

TURMA 02 >> Erivânia Nóbrega, Franco Cleidson e Rejane Lúcia.

Anônimo disse...

TEMA: Espelhos Plano
PUBLICO - ALVO: estudantes do 1° ano do ensino médio.
. OBJETIVOS: Mostrar as propriedades geométricas da luz nos espelhos planos, as caracteristicas da imagem formada.
. RECURSOS: espelhos planos e vidos escuros.
. METODOLOGIA: No laboratório pedir a turma para associar espelhos de diferentes maneiras e solicitar uma descrição da(s) imagem(ns) formada. Fazer um labirinto e solicitar que o preencham aalhando para o espelho.Escrever o seu nome e ver como ele aparece no espelho.Madar que construam u m periscópio e uma Câmara escura.
. AVALIAÇÃO: Será feita por meio da presença é interação do estudante com os espelhos.

29 de Agosto de 2008 17:59

Anônimo disse...

tema: queda livre
público alvo;alunos do 1ªsérie

objetivo; desenvolver a persepção do aluno,e a sua criatividade diante do objeto de aprendizagem

descrição: em cima de dois prédios da mesma altura, existem duas bolas nas mãos de quatro pessoas, sendo que a bola maior pesa 10 kg e a menor 5 kg.Essas pessoas abandonam as duas bolas simultaneamente e veremos qual cairá em menos tempo, em maior tempo ou se cai ao mesmo tempo.A altura inicial é de 100 metros do solo.
obs: desprezar a resistência do ar.
Conclusão:todo corpoem queda livre independente da sua massa desenvolve uma aceleração de 9,8 m/s²(no vacuo) ou seja,a cada segundo ,sua velocidade aumenta9,8 m/s².

Anônimo disse...

Francileide
TEMA:Medidas de Comprimento
PÚBLICO-ALVO:6º ano do Ensino Fundamental II
OBJETIVOS:Despertar no aluno o conhecimento entre diversas unidades de medidas.
METODOLOGIAS:Utilizar instrumentos de medidas como trena,régua ou fita métrica.O aluno deve medir sua sala de aula entre outros compartimentos e objetos em metros e em seguida transformar em km,hm,dac,dm,cm e mm.

Anônimo disse...

PROPOSTA PARA CONFECÇÃO DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM


Componente Curricular: Biologia
Tema: As Ações Antrópicas Como Promotoras das Enchentes.
Título: Aterrou! Transbordou!
Público-Alvo: Alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio.


O objeto de aprendizagem descreve ações antrópicas que favorece o assoreamento de mananciais influenciando o fenômeno das enchentes. A história ocorre em uma região de Vale onde se encontra um rio (o rio dos Amores) perenizado por uma barragem (Barragem dos Prazeres). Nesta região antes da chegada de grandes empresas agropecuárias de exportação era desenvolvida apenas a agricultura familiar assim a mata ciliar e regiões acima dela também era bastante preservada. O perímetro urbano da cidade localiza-se em uma porção do rio bem próximo a ele. A cidade possui poucas ruas calçadas e apenas a Avenida Principal é asfaltada. Há poucas árvores na cidade apesar de existir pouco número de unidades habitacionais.
Com a chegada das grandes empresas agropecuárias esse panorama é alterado. Grande parte dos agricultores familiares vendem as suas terras para esses investidores e migram para a cidade. Rapidamente ocorre um grande desmatamento das matas ciliares para dar espaço aos grandes plantios de monoculturas e pasto para criação de gado, também, clandestinamente esses empresas abrem canais para retirada da água do rio.
Com o crescimento da população urbana ocasionado pelo êxodo rural da região, bem como pela mão-de-obra mais especializada como técnicos e engenheiros, vinda de outras cidades fez a cidade mudar também. Agora todas as ruas são calçadas e ela se aproximou ainda mais do rio. O comércio da construção civil também aumentou e começou a explorar ainda mais a areia do rio para ser utilizadas nas obras que ocorrem na cidade. Como conseqüência dessas ações houve o assoreamento do rio. Com 8 anos após a instalação desses empresas o inverno mais rigoroso ocasionou uma enchente que invadiu as terras das empresas chegando até a cidade causando vários transtornos a população e grande prejuízo econômico.