segunda-feira, 1 de setembro de 2008

QUINTO ENCONTRO PRESENCIAL:RUBRICA INSTRUCIONAL DE AVALIAÇÃO DOS OBJETOS


Olá, cursistas!
No decorrer do curso, vocês interagiram com vários objetos de aprendizagem do repositório RIVED. Agora, neste último encontro presencial, gostaríamos de saber sua opinião no que diz respeito à utilização desses objetos na sua prática pedagógica. Leiam a rubrica e postem aqui sua avaliação, conforme modelo abaixo. Modelo:
A) 4
B) 4
C) 4
Abraços carinhosos!
Regina e Socorro











81 comentários:

Anônimo disse...

Em todo o curso,ao meu ver o que ficou complicado pelo menos agora na postagem, foi a falta de coerencia nos criterios de valiação, pois as qualidade estão muito distante uma da outra, mesmo assim minhas notas, são
a 3,5
b 3,5
c 3,5

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
A:3
B:4
C:4

Anônimo disse...

Sobre a avaliação do uso dos objetos de aprendizagem opino:
A- 4
B -4
C -3

A simulação da realidade facilita a visualização de uma situação problema e favorece a proposição de atitudes frente a situação, conseqüentemente verifica-se assim a aprendizagem.

Anônimo disse...

******

A) 4
B) 4
C) 4

******

Erivânia Nóbrega

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
1) 4
2) 4
3) 3

Anônimo disse...

a)4
b)4
c)4
Sendo que o curso só veio melhorar a maneira de si ter uma aprendizagem diferenciada e de boa qualidade.

Anônimo disse...

Avaliando os Objetos de Aprendizagem:
1) 4
2) 4
3) 3

Anônimo disse...

Avaliação do uso dos O.A. tem os seguintes critérios qualitativos:
A-4;
B-2;
C-3.

Anônimo disse...

A) 4
B) 4
C) 4

Anônimo disse...

Avaliação do uso dos O.A. tem os seguintes critérios qualitativos:
A-4;
B-2;
C-3.

Anônimo disse...

Avaliação do uso dos O.A. tem os seguintes critérios qualitativos:
A-4;
B-2;
C-3.

Anônimo disse...

Os OAs apresentam características pedagógicas relevantes e importantes quanto a interação conteúdo e uso da mídia(informática) que facilitará em muito
no prática.
a) 3
b) 4
c) 3

Anônimo disse...

a) 4
b) 4
c) 4
A avaliação sobre o uso dos objetos de aprendizagem só nos vem enriquecer no processo ensino aprendizagem inovando,
para que o educador possa trabalhar de forma mais prazerosa e motivadora levando o nosso educando, aprenda os conceitos e significados dos OA.

Anônimo disse...

TEMA: Espelhos Plano
PUBLICO - ALVO: estudantes do 1° ano do ensino médio.
. OBJETIVOS: Mostrar as propriedades geométricas da luz nos espelhos planos, as caracteristicas da imagem formada.
. RECURSOS: espelhos planos e vidos escuros.
. METODOLOGIA: No laboratório pedir a turma para associar espelhos de diferentes maneiras e solicitar uma descrição da(s) imagem(ns) formada. Fazer um labirinto e solicitar que o preencham aalhando para o espelho.Escrever o seu nome e ver como ele aparece no espelho.Madar que construam u m periscópio e uma Câmara escura.
. AVALIAÇÃO: Será feita por meio da presença é interação do estudante com os espelhos.

29 de Agosto de 2008 17:59

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
A:3
B:4
C:4

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
1) 4
2) 4
3) 3

Anônimo disse...

minhas notas, são
a 3,5
b 3,5
c 3,5

Anônimo disse...

A avaliação dos objetos de aprendizagem foram:
A. 4
B. 4
C. 3

Sendo que este objetos só irão funcionar quando as escolas forem equipadas com computadores que possam atender a grande demanda de alunos :>)

Anônimo disse...

Na minha opinião estes objetos trazem um bom auxílio para nossas aulas
NOTAS
4
3
3

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:

a)3
b)4
c)4

Anônimo disse...

Minha avaliação do uso dos objetos de aprendizagem:
a) 4
b) 4
c) 3

Anônimo disse...

Pouco tempo para a visualização dos objetos,uma vez que, tivemos dificuldades de acessá-lo.Ainda assim achei muito interessante e vou utilizar nas minhas aulas. Minha avaliação é:
a)3
b)3
c)3

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:

a) 4
b) 3
c) 3

Anônimo disse...

Os critérios avaliativos não estão claros, porque por exemplo, com relação a navegação, alguns objetos não são de fáceis manipulação (navegação), elaboração de seqüencia de aula e alguns deles nao trazem de forma clara as instruções, porém isso não o descaracteriza pedagogicamente. Portanto a viabilidade desses objetos vai depender de como for planejada e executada, de forma contextualizada, ou seja do que ser quer quando do uso. Então minhas notas são:4 - 4 - 4

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
A:3,5
B:4,0
C:4,0

Anônimo disse...

O curso foi uma oportunidade grande para que eu aprendesse alguma coisa sobre a aplicação dos conteúdos matemáticos numa aula informatizada, realidade não presenciada por mim, as dificuldades atribui apenas a minha pessoa.
a) 4
b) 4
c) 4

Anônimo disse...

O curso foi uma grande oportunidade para eu me capacitar, passar a usar as informações obtidas nas minhas aulas de matemática.
a) 3
b) 3
c) 3

Anônimo disse...

avaliação dos objetos de aprendizagem foram:
A. 4
B. 4
C. 3

Os objetos aqui apresentados, sem sombra de dúvida é um recurso excelente para o aprendizado em sala de aula. Sendo que este objetos só irão atingir seus objetivos, quando as escolas forem equipadas com computadores que possam atender a grande demanda de alunos em quantidade e qualidade de equipamentos.

Anônimo disse...

Durante o curso vimos diversos objetos de aprendizagem,de acordo com estes objetos os avaliamos da seguinte forma:
a)3
b)4
c)4

Anônimo disse...

a)4

b)4

c)4

Anônimo disse...

Essa é a minha avaliação do uso dos objetos de aprendizagem!!

a)4

b)4

c)3

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
A:4
B:4
C:4

Anônimo disse...

O uso desses objetos proporciona uma visão mais ampla do conteúdo a ser trabalhado, dessa forma entendo que é de suma importância dentro do contexto educacional:
a)4
b)4
c)4

Anônimo disse...

Ao meu ver, os objetos de aprendizagens trabalhados ao longo desses momentos presenciais são de valores relativamente consideráveis para o trabalho do professor em sala de aula, constituem momentos de aprendizagens impares e que, sempre que possível, não poderão deixar de ser utilizados como uma forma de dinamizar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim minhas notas são:
a) 4
b) 4
c) 4.
Antonio Fernandes.

Anônimo disse...

O presente curso foi um dos melhores cursos de que participei. Ele nos deu subsídios para durante o planejamento para próximo ano, aplicarmos muito os objetos de aprendizagem para facilitar o entendimento dos nossos alunos.
a) 4
b) 4
c) 4

Anônimo disse...

Até o momento o curso foi de suma importância para as nossas práticas pedagógicas, a troca de experiências, o material didático, para mim foi de fundamental importância, espero que aparece um de Web design. mas mesmo assim foi massa. As minhas notas são:
a 3,0
b 3,5
c 3,5

Anônimo disse...

Os objetos de aprendizagem,ao meu ver, são elementos que serão muito útil no trabalho em sala de aula,pois eles são fáceis de usar, explora os conteúdos levando o aluno a desenvolver conhecimento sobre os conteúdos abordados e não apresenta nenhuma dificuldade quanto a elaboração do plano de aula do professor, pois basta que o professor defina seus objetivos e saiba como tirar proveito daquele objeto que vai ser utilizado. Minhas notas são:
a- 4
b- 4
c- 4

Anônimo disse...

Não há como discordar dessa ferramenta já que força ao professor a usar da sua criatividade para elevar mais e mais o interesse da sua clientela na aprendizagem em sua disciplina
a) 4

b)4

c) 4

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

#####################

Disciplina: Física

1) 3 - Bom

2) 4 - Excelente

3) 3 - Bom

######################

Unknown disse...

Em minha opinião, os objetos de aprendizagem, pelo menos no que diz respeito a matemática, são bons e podem auxiliar de forma significativa nas nossas aulas. Quanto a avaliação, dou as seguintes notas:

A - 4
B - 4
C - 3

Prof. Dercio Avelino
Turma 11

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem

a) 4
b) 3
c) 4

Anônimo disse...

Antônio Eudes Xavier de Queiroz
Turma 11
Disciplina:Matemática

Avaliação do uso dos objetos de aprendizagem.

A) Excelente
B) Regular
C) Excelente

Anônimo disse...

#####################

Disciplina: Física

#####################

1) 3 - Bom

2) 4 - Excelente

3) 3 - Bom

#####################

Anônimo disse...

Os O. A. são instrumentos que facilitam o uso do computador como ferramenta pedagógica.
a 3,0
b 3,0
c 3,0

Anônimo disse...

avaliação dos objetos de aprendizagem;
A)3
B)4
c)4

Anônimo disse...

Os O. A. são instrumentos que facilitam uma melhor compreensão dos conteúdos de forma criativa e agradável.
a) 3,5
b) 3,5
c) 3,5

Eloi Souza disse...

Tenho convicção de que não existe estudos que não tenha proveito.Portanto, o OA tem favorecido para a melhoria da qualidade da educação de uma forma geral.

A 4
B 3
C 4
ELÓI

Anônimo disse...

Glicério

Conforme os critérios da Avaliação do Uso dos Objetos de Aprendizagem foi de fácil acfile:///home/aluno/Desktop/v encontro presencialesso o que contribui para o melhor desempenho dos trabalhos especificamente na Biologia:
A- 4
B- 3,5
C -3,5
C-

Anônimo disse...

A Avaliação do uso dos Objetos de Aprendizagem enriqueceu os meus conhecimentos e com eles pude renovar cada vez mais as atividades em sala de aula.
CRITÉRIOS:Navegação pelos Objetos de Aprendizagem - Nota-3 (três).Visão crítica sobre o papel dos Objetos de Aprendizagem numa sequência de Ensino - Nota-3 (três).Com base no texto Modificar a forma de ensinar, de José Manuel Moran, foi produzida uma paródia sobre a música Epitáfio da banda Iitãs.

Devia ter ousado mais
estudado mais
para poder aprender
devia ter lido mais
me atualizado mais
para ver as mudanças acontecer
Devia ter amado
meus alunos como eles são
pois cada um sabe a alegria
e a dor que traz no coração.

As mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor tiver destraído
as mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor se deixar vencer.

Devia ter reclamado menos
me importado menos
com os problemas pequenos.
educar com mais humor
Devia ter levado
meus alunos a uma revolução
para que cada um se tornasse
um agente de transformação.

As mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor tiver destraído
as mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor se deixar vencer.

isão crítica sobre os textos e os Objetos de Aprendizagem e a relação no processo ensino Aprendizagem - Nota-3 (três). franciscofrancenildo@hotmail.com

Unknown disse...

geniccleilton disse...

avaliação dos objetos de aprendizagem a]4
b]4
c[3

Anônimo disse...

Lindomar de Serrinha dos Pintos/RN.

Apesar das dificuldades que temos dia a dia nas escolas, sabemos que essa nova ferramenta com certeza dará uma nova cara as nossas aulas. Minhas notas são:
A)3,5
B)3,6
c)3,5

Anônimo disse...

Sobrinho leite disse:(turma 11)
Eu achei um super curso, diferente dos demais feito antes, pois gente ver praticidade útil que servirá para a sala de aula (laboratório), pois esse modelo é diferente, com serteza o alunado vai gostar e consequentemente teríamos bons resultados.
A) 4
B) 3
C) 4

Anônimo disse...

Os Objetor de Aprendizagem do RIVED constituem-se uma ferramenta interessante e indispensável à uma educação motivadora e integradora de conhecimentos e ações, portanto, um desafio as novas formas e modalidades de ensino.
A)4
B)4
C)3

Prof. Erivan - turma11

Anônimo disse...

A Avaliação do uso dos Objetos de Aprendizagem enriqueceu os meus conhecimentos e com eles pude renovar cada vez mais as atividades em sala de aula.
CRITÉRIOS:Navegação pelos Objetos de Aprendizagem - Nota-3 (três).Visão crítica sobre o papel dos Objetos de Aprendizagem numa sequência de Ensino - Nota-3 (três).Visão crítica sobre os textos e os Objetos de Aprendizagem e a relação no Processo Ensino Aprendizagem - Nota-3 (três).franciscofrancenildo@hotmail.com

Eloi Souza disse...

com relaçao ao curso fiquei bastante satisfeito com os objetos de aprendizagem pois facilitou bastante o ensino no laboratório de imformática. minhas notas ficaram assim;
A ; 4
B ; 3
C ; 3

Anônimo disse...

O curso foi ideal e de grande importancia para nossa prática do dia a dia em sala de aula fazendo com que esses objetivos de aprendizagem sejam utilizados com clareza para novos conhecimentos e aprendizagem por isso minha nota será:
A) 4
B) 4
C) 4

Anônimo disse...

ubesnie @ gmail.com com relaçao ao curso fiquei bastante satisfeito com os objetos de aprendizagem pois facilitou o ensino no laboratório de informática . Minhas notas ficaram assim;
A 4
B 3
C 3

Anônimo disse...

PLANO DE AULA
1)TEMA: Soluções- estudo das concentrações
2) PUBLICO ALVO:2ª série do ensino médio.
3) OBJETIVOS:
- preparar soluções e calcular sua concentração;
- aprender a utilizar diferentes formas de expressão da concentração de uma solução, com utilização dos recursos das TICs;
- construir conceitos a partir do objeto de aprendizagem.
4) RECURSOS: durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o objeto de aprendizagem acessando o site do proinfo. Em segiuda, foram fazendo as escolhas oferecidas dentro do OA para o preparo de suas soluções.
5) METODOLOGIA: de acordo com a proposta de ensino do OA específico, os alunos analisaram todas as concentrações e seguiram o roteiro de apresentação para o preparo das soluções.
a) escolha de um tipo de concentração pelo qual quer trabalhar;
b)escolha do composto;
c)escolha da concentração;
d) escolha do volume para o preparo da solução.
A facilidade com o OA permitiu que os alunos verificassem se prepararam corretamente a solução. Para isso, se fez necessário o uso de calculadora, bloco de anotação lápis, etc.
6) AVALIAÇÃO; a avaliação do Oa efetivou-se de duas formas:
a) quantitativamente: no momento em que efetuaram os cálculos e fizeram testagem dos resultados;
b) qualitativamente: no momento em que explicaram os procedimentos adotados no preparo das soluções, bem como no momento em que tiveram a capacidade de criticar os resultados incompatíveis existentes no OA.
A aula teve um ótimo aproveitamento e desempenho com a participação de todos.

Anônimo disse...

Avaliação dos objetos de aprendizagem:
a)4
b)3
c)3

Anônimo disse...

Avaliação dos Objetos de Aprendizagem..

A) Nota 4 ( Excelente )

B) Nota 4 ( Excelente )

c) Nota 4 ( Excelente )

Anônimo disse...

Avaliação do uso dos objetos de aprendizagem

a) 4 excelente

b) 3 bom

c) 4 excelente

Anônimo disse...

Avaliação dos Objetos de Aprendizagem..

A) Nota 4 ( Excelente )

B) Nota 4 ( Excelente )

c) Nota 4 ( Excelente )

Anônimo disse...

Este curso nos deu a oportunidade de interagir melhor tanto com o computador como também com os recursos usados nos objetos de estudos.Deveria se investir mais em outros objetos para melhor auxiliar as nossas aulas.Estas são as notas :
a)3
b)4
c)3

Anônimo disse...

Avaliação dos objetos de aprendizagem:

a) 4
b) 3
c) 3

Anônimo disse...

No que tange à avaliação do uso dos objetos de aprendizagem, trabalhado nessa capacitação, posso afirmar que foi um dos melhores de que já participei, embora ainda existam dificuldades.
AVALIAÇÃO:
A) 4
B) 2
C) 4

Anônimo disse...

Avaliando os Objetos
a)4
b)4
c)4

Anônimo disse...

O curso foi bastante proveitoso, pois tivemos a oportunidade de aprender a utilizar os objetos de aprendizagem.

a) 3
b) 4
c) 3

Anônimo disse...

No decorrer do curso as aulas poderiam ter sido apresentadas utilizando em maior proporção as próprias práticas contidas no programa da rived, notas, são:
a 4
b 3
c 4

Anônimo disse...

Avaliando os objetos de aprendizagem:
A:4
B:3
C:3

Anônimo disse...

Avaliando os Objetos de Aprendizagem:

a)3
b)4
c)3

Anônimo disse...

Avaliando os Objetos de Aprendizagem atribuo a seguinte pontuação:
A= 3
B= 4
C= 4

Anônimo disse...

AVALIAÇÃO DO USO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGENS:
A) 4
B) 3
C) 3

Anônimo disse...

AVALIAÇAO~ DO USO DOS OBEJETOS DE APRENDIZAGEM
A) 4
b) 3
c) 4

Anônimo disse...

A respeito dos textos dos objetos de ensino aprendizagem houve uma integração positiva no cotidiano da sala de aula.

a)3
b)3
c)4

Anônimo disse...

Durante o período do curso tive a oportunidade de conviver com vários colegas professores e compartilhar com eles conhecimentos e aprender um pouco sobre o RIVED,assim avaliando temoos:
a)3
b)3
c)3

Anônimo disse...

Os objetos de aprendizagem utilizados no curso são bons e ,com certeza, faz desenvolver no educando uma maior satisfação do estudo da matemática.
A) 3
B) 4
C) 3

Anônimo disse...

Lamarck disse...
O papel de professor é muito difícil, poi muitas vezes falta material para nos apoiar e desta forma, qualque material que possa facilitar a apreendizagem dos alunos são sempre bem vindas.logo, minhas notas são:
a-4
b-4
c-4

Anônimo disse...

Avaliação dos objetos de aprendizagem

A) 4

b) 4

c) 4

Anônimo disse...

Sequência de Ensino
Tema: As leis de Newton
Publico alvo: alunos da 1ª serie do Ensino Médio
Objetivos:
• Estimular o principio da observação/ contemplação.
• Verificar os princípios físicos que há no movimento.
• Como se dá o movimento, tal como suas causas.
Conteúdos:
• A primeira lei de Newton na estrada: principio da Inércia.
• A segunda lei de Newton: as forças resultantes.
• A terceira lei de Newton e a reação dos corpos: lei da ação e reação.
Metodologia:
• Aula expositiva para um conhecimento prévio.
• Utilização de objeto de aprendizagem.
• Simulações com objetos.
• Vídeo para fixação.
Tempo de duração da aula: 4 aulas.
Avaliação:
• A partir das simulações e da observação, veremos os resultados.
• Avaliação interativa.
• Avaliação tradicional com exemplo da simulação.

Anônimo disse...

usando o objeto de aprendizagem "as leis de Newton" , os pederam sair da abstraçao dos livros e conceitos pronto para poder construi os seus proprios tal como ver os conceitos fisicos aplicados em situaçoes problemas.