Espaço virtual de interação do curso de capacitação para conhecimento, análise, seleção e utilização dos objetos de aprendizagem do Projeto Rived, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física, Biologia e Química.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
QUINTO ENCONTRO PRESENCIAL
Parabéns aos participantes pela dedicação e empenho para chegar até aqui! Um abraço fraterno! Regina e Socorro
2 comentários:
Anônimo
disse...
Relatório Tema:Ácidos e Bases(reações químicas)Ens.médio Ao iniciar a aula no 2º ano, foi destribuído para os alunos alguns tipos de frutas e sucos para os mesmos saborear e analisar os sabores.em seguida cada educando fez suas observações/comentário a respeito da descoberta,sendo que algumas impressões até então consideradas corretas foram descartadas, surgindo possibilidades e construções de novos conhecimentos de forma significativa.Em seguida percebe-se que existe alguns produtos de limpeza e outros, os quais não podemos experimentar para constatar se são ácidos ou básicos.Daí a necessidade de uma maneira para que seja possivel essa verificação, através de experiências com substancias químicas.Ao analisar a relação entre as substâncias utilizadas(água c/ sabão,vinagre,sucos de limão,laranja e detergente)é possivel perceber que os nossos olhos as vezes nos engana ou seja acreditamos ver algo que na realidade não é o que parece ser.Na experiência realizada ao usarmos fenoftaleína constatamos a diferênça nas substâncias, distinguindo o que é ácido e base.Ao colocar a fenoftaleína nas adistringente, notamos que muda de cor,enquanto que nas frutas azedas permanecem sua cor original.Essas experiências muito contribuiram com o aprendizagem sobre as reações químicas.O alunado participou ativamente das experiências, houve interação, envolvimento e feedback.
Relatório Tema:Ácidos e Bases(reações químicas)Ens.médio Ao iniciar a aula no 2º ano, foi destribuído para os alunos alguns tipos de frutas e sucos para os mesmos saborear e analisar os sabores.em seguida cada educando fez suas observações/comentário a respeito da descoberta,sendo que algumas impressões até então consideradas corretas foram descartadas, surgindo possibilidades e construções de novos conhecimentos de forma significativa.Em seguida percebe-se que existe alguns produtos de limpeza e outros, os quais não podemos experimentar para constatar se são ácidos ou básicos.Daí a necessidade de uma maneira para que seja possivel essa verificação, através de experiências com substancias químicas.Ao analisar a relação entre as substâncias utilizadas(água c/ sabão,vinagre,sucos de limão,laranja e detergente)é possivel perceber que os nossos olhos as vezes nos engana ou seja acreditamos ver algo que na realidade não é o que parece ser.Na experiência realizada ao usarmos fenoftaleína constatamos a diferênça nas substâncias, distinguindo o que é ácido e base.Ao colocar a fenoftaleína nas adistringente, notamos que muda de cor,enquanto que nas frutas azedas permanecem sua cor original.Essas experiências muito contribuiram com o aprendizagem sobre as reações químicas.O alunado participou ativamente das experiências, houve interação, envolvimento e feedback.
Informação não é conhecimento. Você pode produzir dados primários em massa e incríveis quantidades de fatos e números. Mas não pode fazer produção em massa de conhecimento, que é criado por mentes individuais, separando o significativo do irrelevante, realizando julgamentos de valor. Theodore Roszak A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996)
2 comentários:
Relatório
Tema:Ácidos e Bases(reações químicas)Ens.médio
Ao iniciar a aula no 2º ano, foi destribuído para os alunos alguns tipos de frutas e sucos para os mesmos saborear e analisar os sabores.em seguida cada educando fez suas observações/comentário a respeito da descoberta,sendo que algumas impressões até então consideradas corretas foram descartadas, surgindo possibilidades e construções de novos conhecimentos de forma significativa.Em seguida percebe-se que existe alguns produtos de limpeza e outros, os quais não podemos experimentar para constatar se são ácidos ou básicos.Daí a necessidade de uma maneira para que seja possivel essa verificação, através de experiências com substancias químicas.Ao analisar a relação entre as substâncias utilizadas(água c/ sabão,vinagre,sucos de limão,laranja e detergente)é possivel perceber que os nossos olhos as vezes nos engana ou seja acreditamos ver algo que na realidade não é o que parece ser.Na experiência realizada ao usarmos fenoftaleína constatamos a diferênça nas substâncias, distinguindo o que é ácido e base.Ao colocar a fenoftaleína nas adistringente, notamos que muda de cor,enquanto que nas frutas azedas permanecem sua cor original.Essas experiências muito contribuiram com o aprendizagem sobre as reações químicas.O alunado participou ativamente das experiências, houve interação, envolvimento e feedback.
Relatório
Tema:Ácidos e Bases(reações químicas)Ens.médio
Ao iniciar a aula no 2º ano, foi destribuído para os alunos alguns tipos de frutas e sucos para os mesmos saborear e analisar os sabores.em seguida cada educando fez suas observações/comentário a respeito da descoberta,sendo que algumas impressões até então consideradas corretas foram descartadas, surgindo possibilidades e construções de novos conhecimentos de forma significativa.Em seguida percebe-se que existe alguns produtos de limpeza e outros, os quais não podemos experimentar para constatar se são ácidos ou básicos.Daí a necessidade de uma maneira para que seja possivel essa verificação, através de experiências com substancias químicas.Ao analisar a relação entre as substâncias utilizadas(água c/ sabão,vinagre,sucos de limão,laranja e detergente)é possivel perceber que os nossos olhos as vezes nos engana ou seja acreditamos ver algo que na realidade não é o que parece ser.Na experiência realizada ao usarmos fenoftaleína constatamos a diferênça nas substâncias, distinguindo o que é ácido e base.Ao colocar a fenoftaleína nas adistringente, notamos que muda de cor,enquanto que nas frutas azedas permanecem sua cor original.Essas experiências muito contribuiram com o aprendizagem sobre as reações químicas.O alunado participou ativamente das experiências, houve interação, envolvimento e feedback.
Postar um comentário