segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PRODUÇÕES A PARTIR DO TEXTO DE MORAN

Pessoal, olá!
Saiu tanto material bom que resolvemos publicar/socializar aqui...Coloquem suas paródias, entrevistas, dramatizações e poemas neste espaço para que outras pessoas vejam os talentos que temos na educação.
Beijos e obrigada pela presença de vocês nos encontros presenciais.
Socorro e Regina.

23 comentários:

Anônimo disse...

Com base no texto Modificar a forma de ensinar, de José Manuel Moran, foi produzida a paródia:

***
Eu gosto de todos meus alunos
da forma que eles são
Eu gosto de todos meus alunos
com amor e paixão

Se você não consegue entendê-los
é preciso mudar
Se você resolver gostar deles
resultado vai ver
e boa aula vai dar

Simbora mais eu
Simbora lutar
pela educação
e nosso Brasil mudar...

***

Obs.: cantem no ritmo da música:

___
Eu bebo
água que passarinho ñ bebe
que tubarão não nada
...
Simbora mais eu
Simbora pro bar
Simbora mais eu
Simbora, simbora, simboraaaa
___

=)

Erivânia Nóbrega e Rejane Lúcia

Anônimo disse...

O texto "Modificar a forma de ensinar" nos leva a reflitir a grande necessidade de nos motivar sempre, fazendo a diferênça, construindo uma aprendizagem com mais afetividade, humanização e significados.

Anônimo disse...

MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR:
Na experiência citada de Moran, vimos um ponto crucial na história da educação,onde o professor de escola particular de outro estado,critica a escola publica achando difícil trabalhar o nosso alunado,pelo simples fato dos mesmos apresentarem comportamentos do tipo;desmotivante,dispersivos,barulhentos,indisciplinados,e etc.ao passo que na mesma condição de professor uma colega apresenta características diferente,mostrando que consegue ministrar suas aulas sem tanta dificuldade ,pois a mesma usava métodos que iam de encontro as expectativas dos estudantes.
METODOLOGIA USADA: peça teatral em que o professor tinha dupla personalidade e uma explanação foi também por parte do grupo.

Anônimo disse...

MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR:
Na experiência citada de Moran, vimos um ponto crucial na história da educação,onde o professor de escola particular de outro estado,critica a escola publica achando difícil trabalhar o nosso alunado,pelo simples fato dos mesmos apresentarem comportamentos do tipo;desmotivante,dispersivos,barulhentos,indisciplinados,e etc.ao passo que na mesma condição de professor uma colega apresenta características diferente,mostrando que consegue ministrar suas aulas sem tanta dificuldade ,pois a mesma usava métodos que iam de encontro as expectativas dos estudantes.
METODOLOGIA USADA: peça teatral em que o professor tinha dupla personalidade e uma explanação foi também por parte do grupo.

1 de Setembro de 2008 09:52

Anônimo disse...

O texto "Modificar a forma de ensinar" nos leva a reflitir a grande necessidade de nos motivar sempre, fazendo a diferênça, construindo uma aprendizagem com mais afetividade, humanização e significados.

Anônimo disse...

Comentário sobre o texto: Modificar a forma de ensinar.
Segundo o que eu li, o que devemos fazer?
Só a Sagrada Escritura poderá nos responder.
E eu, cristao leigo dessa tal pedagogia
O que se deve fazer pra sair dessa agonia?
Vou me valer de Jesus, nosso Santo Professor.
Que entre as pedagogia, optou pelo amor.
Vamos amar nosso alunos, não chamá-los de pestinhas.
Pois hoje, é o que são, na sua opinião e na minha.
Vamos trazer novidade e, aplicá-las na sala.
Mas não vamos esquecer e não deixar de realizar
Um combinado decente.
Pois se não for "amarrado", tudo o que vamos trabalhar.
Acabaremos "engolidos" por esse corpo discente.
E para finalizar e, não nos tornarmos "um grude".
Além desse amor todo, devemos ter atitude.

José Luís, Franco, Luciene e Fábio

Anônimo disse...

A partir do texto Modificar a forma de ensinar,foi produzida a paródia:

Tá na hora, tá na hora
Da educação mudar
Com auxílio de novas formas
Modificar o ensinar
Fazendo atividades diferentes
Dinamizando a exposição
Com aulas diferentes
O aluno vai mudar
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
É o aluno acreditando e mostrando o seu valor.




obs: Cantem no ritmo da música da Xuxa illariê

Anônimo disse...

A partir do texto Modificar a forma de ensinar,foi produzida a paródia:

Tá na hora, tá na hora
Da educação mudar
Com auxílio de novas formas
Modificar o ensinar
Fazendo atividades diferentes
Dinamizando a exposição
Com aulas diferentes
O aluno vai mudar
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
É o aluno acreditando e mostrando o seu valor.




obs: Cantem no ritmo da música da Xuxa illariê

Anônimo disse...

ENTREVISTA
A entrevista será respondida de acordo com o texto "Modificar a Forma de Ensino" de José Manoel Moran.

Boa tarde a todos, nesse momento irei fazer uma entrevista baseada no texto de Moran.

1.Quais os fatores que pode despertar a atenção de adolescentes desmotivados durante uma aula?

R- Gostar dos alunos como eles são, com as dificuldades que trazem, como se vestem e escrevem, tudo isso é fundamental para obter sucesso pedagógico. Procurar surpreendê-los sempre, com novidades para sair da rotina. Com isso os alunos se sentem valorizados e correspondem participando com entusiasmo.

2. Quais os recursos, que tornariam as aulas mais interessantes?

R- Na educação o mais importante não é utilizar grandes recursos, mas desenvolver atitudes de comunicação e afetivas favoráveis e algumas estratégias de negociação com os alunos, chegar a consensos sobre as atividades de pesquisa e a forma de apresentá-las para a classe.

3. Existe um modelo definido de aula ou de professor, em que os objetos são alcançados?

R- Cada professor deve encontrar um estilo pessoal de dar aula, onde se sinta confortável e consiga realizar melhor os objetivos.

4. Quais as características do planejamento para atender as mudanças na educação?

R- Um planejamento aberto, que prevê, que está pronto para mudanças, para sugestões, adaptações e que mantenha um equilíbrio entre a flexibilidade e a organização. Nem planejamento fechado, nem criatividade desorganizada, que vira só improvisação.

5.Qual é o papel do professor nos dias atuais em que o aluno tem acessso a tecnologia que traz dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente?

R- Como a aquisição de dados dependerá cada vez menos do professor seu papel principal é ajudar o aluno a interpretar esses dados e mobilizar o desejo de que o aluno aprenda e que tenha sempre vontade de aprender e conhecer mais.

Anônimo disse...

Paródia ( trem das onze)
Já estou atrasado
Não posso dar aula
Nem mais um segundo desse jeito
Sinto que o aluno
Não consegue aprender
Vivo numa rotina
Meu aluno me diz
Professor vamos mudar
Assim não dá pra agüentar
Aí eu pensei
O que vou fazer?
Uma idéia de repente me surgiu
Vou inovar
Meu aluno vou incentivar
Lá, lá, lá ,lá,lá, lá
Os objetos vou utilizar
Não posso ficar....

Anônimo disse...

PARODIANDO... Segundo Moran

Parodia: Aquela aula chata
Musica:Knockin' on heaven's door
Cantor: Avril Lavigne

Mamãe comprou um PC pra mim,
pois não vivo mais sem usá-lo,
com ele tão fácil pesquisar e assim,
já sei até a nota que eu vou tirar.

Eu já sei até a nota que eu vou tirar.(4x)

Agora eu já tenho um celular,
com internet pra eu conectar,
um mp4 pra eu escutar,
e aquela aula chata não vou ter que aturar.

Aquela aula chata não vou ter que aturar.(4x)

Grupo: Meire e Nerônica
Teh mais pessoal.

Anônimo disse...

DECIFRE AS PALAVRAS E ENTENDO O TEXTO, VENDO ASSIM, O INCRÍVEL PODER DA MENTE HUMANA.


MIFOIDCAR A FROMAR DE ESNIAR

O que expilca o ftao de aglnus porfsseores treem difciluadde com algmuas tumras, e, ourtos não terem essa msema difcuiladde? A rsepsota para tal qesutonianemto tlavez etesja no realto da porfsseora de proutgêus do txeto de Mnaoel Mroan.

Agluns Pnotos que ela cita:

•“Gsotar dos aulnos e se preaprar psoiitvamnete para as aluas”.
•“Porcruar srupeerndê-los smepre”.
•“Fzaer acrodos pssoívies para as atiivaddes, as pseqiusa e froma de apersneatção”.

Na eudcação o mais ipmortante não é utiilzar garndes recrusos, mas dsenevolver atiutdes de comuinacção e aeftivas favoárveis e algmuas estarétgias de neogicação com os aulnos, cehgnado assim a cnosensos. Lveando assim o eudcnado a aercditar em si msemo.

Anônimo disse...

A partir do texto Modificar a forma de ensinar,foi produzida a paródia:

Tá na hora, tá na hora
Da educação mudar
Com auxílio de novas formas
Modificar o ensinar
Fazendo atividades diferentes
Dinamizando a exposição
Com aulas diferentes
O aluno vai mudar
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
Illa Illa Ilhariê ô ô ô
É o aluno acreditando e mostrando o seu valor.




obs: Cantem no ritmo da música da Xuxa illariê

Anônimo disse...

Com base no texto Modificar a forma de ensinar, de José Manuel Moran, foi produzida uma paródia sobre a música Epitáfio da banda Iitãs.

Devia ter ousado mais
estudado mais
para poder aprender
devia ter lido mais
me atualizado mais
para ver as mudanças acontecer
Devia ter amado
meus alunos como eles são
pois cada um sabe a alegria
e a dor que traz no coração.

As mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor tiver destraído
as mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor se deixar vencer.

Devia ter reclamado menos
me importado menos
com os problemas pequenos.
educar com mais humor
Devia ter levado
meus alunos a uma revolução
para que cada um se tornasse
um agente de transformação.

As mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor tiver destraído
as mudanças nunca irão acontecer
enquanto o professor se deixar vencer.


Antonio Fernandes, Édson Fernandes e Francisco Ocelino.

Anônimo disse...

Parodia:Vamos pular, Vamos pular

Estimular, estimular, estimular pra melhorar
Só quem percebe as dificuldades
Tem que tentar mudar a realidade
E modificar a forma de ensinar
E quando a gente ensina tem que estimular
Estimular, estimular, estimular pra melhorar
Usando novas tecnologias
Levando o aluno a sabedoria
E quando a gente ensina tem que estimular
estimular, estimular, estimular pra mehorar

Anônimo disse...

PRODUÇÃO: TEXTO DE MORAN

MODIFICAR AS FORMAS DE ENSINAR

Meus amigos professores
Queremos apresentar,
O texto reflexivo,
Sobre as formas de ensinar,
Com intenção de valer
Novos modos de educar.


Se todos nós quisermos.
A educação mudar
precisamos cor urgência
Nossa prática Melhorar.
E isso só acontece.
Se ousarmos inovar.


Gostar dos nossos alunos.
É muito fundamental.
precisamos entender.
O seu mundo atual
Para lhe encaminhar.
Na vida profissional.


Para atrair os alunos.
Temos que ser flexíveis.
Pois não devemos impor.
Os métodos repreensíveis.
Pois isso só tornará.
As coisas bem mais difíceis.


O planejamento deve
ter flexibilidade
Para se adaptar.
A nossa realidade
E do aluno não tirar
A sua criatividade.



Vamos homenagear
Nossa orientadora
Que desde o primeiro encontro
Foi Bastante acolhedora
É que se espera
De uma boa professora.


Participantes: Turma 08
João Batista
Francisco Cézar
Cícero Marinho
Heronides Nunes
Lázaro Gama
Juliana Karla

Anônimo disse...

PARÓDIA DA MÚSICA “Eu so quero um xodó”

Que falta eu sinto de mudar
A forma da Eudcação
Eu não aguento mais trazer
Giz e apagador na mâo
Eu preciso planejar
Uma forma de fazer
O aluno sentir
Mas prazer de vir
E a escola acontecer

Refrão: O rived ta aí ôôôõ.....

Moran já comentou também
Que dificil de ensinar
Alunos indisciplinados
Que não gostam de estudar
Vamos juntos trabalhar
Com a criatividade
Planejando assim
Libertando sim
Com interatividade

Refrão: O rived ta aí ôôôõ.....

Com competência e ação
Nossos alunos vão melhorar
Os objetos de estudo
Também vão se modificar
Usando a simulação
Que o rived quis mostrar
È possivel sim
Trabalhar assim
E contextualizar

Refrão: O rived ta aí ôôôõ.....

Já fizemos aplicação
Dos objetos estudados
Valorizando as diferenças
Tivemos ótimos resultados
Nossa avaliação foi tao simples de fazer
Com muito incentivo
Tudo é positivo
E ao aluno da prazer

Refrão: O rived ta aí ôôôõ.....

COMPONENTES: Gilberto Alves Teixeira
Francisco Erivan da Silva
José Carodso Sobrinho
José Ubesniê de P. Medeiros
Emanuel Genicleilton Freire
Antônio Freire C. Sobrinho

Unknown disse...

MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR


I

O PROFESSOR É O DONO
DO SUCESSO E DO FRACASSO
SE A ESCOLA VAI BEM
O IDEB DA UM PASSO
NA ESCADA DO SABER
SÓ SE ANDA PASSO A PASSO

II

O GOVERNO ARMA O LAÇO
OFERECENDO OBJETO
COM COMPUTADORES NOVOS
PRA ALUNO ANALFABETO
E A CONSTRUÇÃO DO SABER
INICIA-SE PELO TETO

III

PARA O AVANÇO COMPLETO
DENTRO DA EDUCAÇÃO
O PROFESSOR SE DEDICA
E FAZ ADAPTAÇÃO
SÓ QUE OS DEMAIS SEGUIMENTOS
POUCO COLABORARÃO

IV

HOJE A EDUCAÇÃO
TEM NOVA FILOSOFIA
RECURSOS TECNOLÓGICOS
A CADA INSTANTE SE CRIA
SUBSTITUINDO OS VALORES
PELA TECNOLOGIA

V

INVESTEM GRANDE QUANTIA
E POUCA COISA SE EXPLORA
SE NÃO TEM CONEXÃO
É JOGADO RECURSO FORA
VEJO A HORA SER PRECISO
DE USAR A PALMATÓRIA


VI

MANOEL MORAN IMPLORA
QUE O PROFESSOR INOVE
USE A TECNOLOGIA
QUE O PROBLEMA SE RESOLVE
PROFESSOR FALA POUCO
E O ALUNO ABSORVE

VII

FAZER A PROVA DOS NOVE
HOJE A ESCOLA NÃO FAZ MAIS
NÃO SE LER A TABUADA
COMO OS NOSSOS ANCESTRAIS
NEM PROFESSOR RESPEITA ALUNO
NEM FILHOS RESPEITAM PAIS.

VIII

AS CONSIDERAÇÕES FINAIS
PARA O CURSO QUE TERMINA
SÃO DE AGRADECIMENTOS
A SOCORRO E A REGINA
SAUDANDO AOS COMPANHEIROS
SEM ESCOLHER DISCIPLINA



TURMA: 11

COMPENENTES:

DERCIO AVELINO BEZERRA
FRANCISCO ELÓI DE SOUZA
SEBASTIÃO DIAS DE SALES
ALDERINA MARIA DA SILVA
MARIA NEUZA LEITE DE MOURA
LEIDE KATIUSCIA GURGEL

Anônimo disse...

Nosso trabalho foi uma peça-entrevista sobre o tema “Modificar a forma de ensinar”.

Sinopse

Um professro é entrevistado num jornal sobre modificações na forma de ensinar. Um repórter, na rua, encaminha perguntas de um professor, um aluno e um pai de aluno sobre o tema. O trabalho se desenrola nesses diálogos.

Componetes (Personagens)

Adaécio (Prof. entrevistado)
Everton (Entrevistador)
Eudes (Repórter)
Lindomar (Pai de aluno)
Glicério (Professor que pergunta)
Francenildo (Aluno)

Anônimo disse...

BASEADO NO TEXTO DE MORAM, PRODUZIU-SE UM ACRÓSTICO:

Emoção ao ministrar aula
Dedicação aos alunos
Unilateralidade do conhecimento
Criatividade nas ações
Ação causa
reaÇão
Amor recíproco
Otimismo: juntos venceremos

Inteligente: todos somos
Novidade: eterna busca
Organização gera resultados
Valorização dos profissionais
Aprendizagem contínua
Dinamismo constante
Objetos virtuais de aprendizagem
Responsabilidades de todos envolvidos
Acreditar que tudo pode da certo.

Anônimo disse...

BASEADO NO TEXTO DE MORAM, PRODUZIU-SE UM ACRÓSTICO:

Emoção ao ministrar aula
Dedicação aos alunos
Unilateralidade do conhecimento
Criatividade nas ações
Ação causa
reaÇão
Amor recíproco
Otimismo: juntos venceremos

Inteligente: todos somos
Novidade: eterna busca
Organização gera resultados
Valorização dos profissionais
Aprendizagem contínua
Dinamismo constante
Objetos virtuais de aprendizagem
Responsabilidades de todos envolvidos
Acreditar que tudo pode da certo.

Anônimo disse...

TURMA DE MATEMÁTICA
(Lamarck, kaio, G. Moises, Ney, Wendel, marcos, Conceição e Francileide)
DRAMATIZAÇÃO:"EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS/QUE TEMOS"

PRIMEIRO MOMENTO:"Aula Ideal"
* Professor motivado;
* Alunos participativos e interessados;
* Tema: Teorema de Pitágoras
* Pesquisa extra-sala

SEGUNDO MOMENTO:" Aula Real Atual"

* Professor desmotivado;
* Alunos tô nem aí;
* Tema: Teorema de Pitágoras;
* Pesquisa extra-sala. Festas, cachças, msn e orkut>>>

E aí, como mudar essa realidade? Facil é apontar os culpados dificil é propor soluções.

Anônimo disse...

ACRÓSTICO COM O TEMA: MODIFICAR A FORMA DE ENSINAR

Modificando
O ensino
De modo dinâmico é
Inovar sendo
Favorável ao
Indivíduo em
Comum
Acordo sem ser
Repetitivo.

Apresentando de
Forma
Organizada
Realizando
Momentos
Atrativos

De maneira a
Entender a
Educação
Neste contexto
Social
Idealizando
Novas
Artes de
Reflexão.


POESIA: NOVA REALIDADE

A realidade atual
Exige modificação.
A aula deve ser diferente
Para atrair a atenção.
Deve fugir da rotina
E mergulhar na inovação.

O importante é descobrir
O caminho do fazer
Trilhar os horizontes
Para o aluno aprender.
O mundo da informação
É preciso compreender.

No mundo da informação,
É necessário aprender a aprender.
Nem tudo que está na mídia
Vale apena reter.
Selecione o que precisa
para o conhecimento fortalecer.

TURMA 14
COMPONENTES:
LÚCIA, LUIZ, REGINALDO, TERCEIRO, HERMES E ERIVELTON